Politica

Márcia Lia quer esclarecimento sobre Iamspe na Alesp

Márcia Lia quer esclarecimento sobre Iamspe na Alesp
Deputada protocola requerimento para que secretário de Gestão e Planejamento do governo Alckmin preste esclarecimentos na Assembleia Legislativa

12.25| 07OUT2015
 Assessoria de Comunicação da deputada estadual Márcia Lia

A deputada estadual Márcia Lia protocolou, nesta semana, requerimento solicitando a presença do secretário de Planejamento e Gestão, Marco Antônio Monteiro, na Assembleia Legislativa, para esclarecimentos sobre o atendimento pelo IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) no estado. Segundo a parlamentar, os funcionários públicos estaduais e seus beneficiários enfrentam inúmeras dificuldades de assistência hospitalar, ambulatorial e de pronto-atendimento pelo plano. O requerimento foi enviado à Comissão de Finanças, Planejamento e Orçamento.

De acordo com Márcia Lia, que integra a Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe, o plano vem apresentando diversos problemas e, cabe à Casa de Leis paulista, tomar ciência e fazer os encaminhamentos possíveis em prol ao atendimento da saúde do trabalhador público.

Na sua avaliação, é fundamental que os serviços prestados pelo Iamspe sejam restabelecidos já que os servidores contribuem de forma compulsória com o sistema. Em Araraquara, por exemplo, não há hospital credenciado para internação e dificuldades para consultas médicas com especialistas, além de exames e diagnósticos. Apesar disso, os descontos continuam sendo realizado em folha de pagamento.

“É uma situação preocupante. Muitas vezes, o usuário tem que se deslocar para outras cidades em busca de atendimento. Isso acarreta em mais custos. O que ocorre em Araraquara ocorre também em diversas outras cidades. Os funcionários estão sentindo-se injustiçados com a situação; e com razão”, argumentou a deputada. O desconto, direto no holerite ou demonstrativo de pagamento, é de 2%.

Márcia já esteve com vários grupos de servidores para tratar do tema e também com o secretário, que confirmou a defasagem da tabela de serviços e as dificuldades enfrentadas pelo Iamspe. Em Araraquara, ela busca uma parceria entre Iamspe e Santa Casa de Misericórdia. “Temos que identificar esses problemas e unirmos forças para buscar uma solução. Para mim, é fundamental resolver essa questão do atendimento Iamspe aos funcionários do governo do estado, que já enfrentam tantas outras dificuldades”, finalizou.

Emenda

No primeiro semestre deste ano, A Bancada do PT tentou aprovar uma emenda na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para aumentar os recursos disponíveis para o Iamspe. Mas, a bancada governista, maioria na Assembleia, votou contra. Segundo informações levantadas pela equipe técnica da liderança do PT, só em 2015 foram cerca de R$ 8 bilhões arrecadados pelo sistema junto aos funcionários. No entanto, a contrapartida do governo no mesmo período foi de menos de R$ 2 bilhões.  “Nosso objetivo era, pelo menos, a paridade. Queremos que o governo contribua na mesma proporção que os servidores para que o sistema funcione com qualidade. Hoje o Iamspe passa por uma situação vexatória”, destacou.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *