Araraquara

12ª Primavera dos Museus: exposição ‘Teares pelo Mundo

12ª Primavera dos Museus: exposição ‘Teares pelo Mundo, tecelagem artesanal’ inaugura segunda-feira (17) às 10 horas
Com apoio cultural da ACIA a instalação acessível às pessoas com deficiência e surdas apresenta fotografias de teares manuais de 27 países e o início da indústria têxtil destacando o trabalho em tapeçaria da artista-artesã Maria Lucinda Bento onde o visitante confecciona um mini tapete em tear manual e leva consigo

7:31 |IDNews/Théo Bratfisch | 2018SET16  | 

A exposição ‘Teares pelo Mundo, tecelagem artesanal com Maria Lucinda Bento’ é realizada em parceria com a Gerência Municipal de Museus, recebe apoio cultural da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Araraquara (Acia) em parceria com o Instituto Idioma Surdo, que promovem gratuitamente ao público a iniciativa de utilidade pública com a Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur). Tem por objetivo destacar um exemplo de empreendedorismo com desenvolvimento da economia criativa, que gera trabalho, empregos e renda, frente aos desafios econômicos da crescente industrialização e a necessidade de mão de obra especializada. A acessibilidade de pessoas com deficiência e surdas visa conscientizar a sociedade através das campanhas institucionais Setembro Verde e Setembro Azul no município de Araraquara.

Acontece no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria na Praça Pedro de Toledo em Araraquara, de 17 a 29 de Setembro de 2018. A instalação no piso térreo é acessível para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida (idosos) e aos sábados será disponibilizado intérprete em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para acessibilidade de pessoas surdas ao equipamento museal.

Essa exposição ressalta as finalidades cultural e pedagógica do processo artesanal da tecelagem. Mostra ao público visitante, fotografias antigas de teares manuais de 27 países que impressionam pela engenhosidade, beleza, rusticidade, originalidade e praticidade, como também, a cronologia da evolução tecnológica do setor têxtil industrial aos dias de hoje. Apresenta objetos utilizados no processo de uma oficina de tear artesanal, rocas, teares, lã natural de carneiro, tinturas naturais, entre outros, peças em tapeçaria produzidas pela artista-artesã e fotos de tapetes com tramas artísticas, curiosidades como a própria biografia e peças da sua coleção de carneiros em artesanatos. Propõe como experiência ao público a vivência pedagógica em produzir uma trama básica utilizando-se um tear de mão feito com papelão e fios coloridos de barbante ecológico para a confecção de um mini tapete artesanal que os visitantes levam consigo.

Serviço

* Exposição, ‘Teares pelo Mundo, tecelagem artesanal com Maria Lucinda Bento’

* De 17 a 29 de Setembro de 2018

* Inaugura dia 17 às 10h

* Das 9h às 17 h (segunda-feira à sexta-feira) e das 9h30 às 12h (sábados)

* Sábados, 22 e 29 com intérpretes de LIBRAS.

* Dia 29, Sarau Literário Academia Araraquarense de Letras com intérprete de LIBRAS Instituto Idioma Surdo, das 9h30 às 12h, em campanha ‘Setembro Azul’ aos direitos das pessoas surdas

* Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria – piso térreo

* Praça Pedro de Toledo, s/n

* Araraquara-SP

* Entrada gratuita

* Agenda de visita escolar e grupos (16) 3322-4887

 Créditos

* ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, iniciativa de utilidade pública

* Instituto Idioma Surdo, intérpretes em LIBRAS

* ACIA Araraquara, apoio cultural

* Prefeitura Municipal de Araraquara, apoio

* Academia Araraquarense de Letras, parceria

* Instituto Brasileiro de Museus, institucional

* Théo Bratfisch, produção geral

* Virgínia De Gobbi, gerência municipal de museus

* Equipe Museu MAPA, edição de vídeo

* Equipe Museu Voluntários da Pátria, monitoria

Versão release completo.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *