Araraquara

Moacyr de Freitas recebe diploma de Honra ao Mérito na Câmara

Moacyr de Freitas recebe diploma de Honra ao Mérito na Câmara
Emocionado, Moacyr de Freitas Júnior, filho do homenageado, agradeceu a presença de toda a família e amigos

22NOV2016| 8:53
Imprensa CAM

Em um Plenário repleto de amigos e familiares, Moacyr de Freitas foi homenageado pela Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (21), com o diploma de Honra ao Mérito.

“Esse prêmio é pelo conjunto da obra dessa pessoa maravilhosa. Foi uma honra ter convivido com o senhor ao longo desses anos”, disse o vereador Dr. Lapena, autor da indicação.

Emocionado, Moacyr de Freitas Júnior, filho do homenageado, agradeceu a presença de toda a família e amigos. “É uma honra muito grande estar aqui para essa homenagem ao meu pai. Ele é um exemplo para mim, sempre mostrando que a vida é para fazer crescer a sociedade, a coletividade”.

“Moacyr não só contribuiu com nosso município como também para a Maçonaria. Aprendi muito com ele na minha trajetória maçônica. E até hoje encontro pessoas perguntando do restaurante Dom Manoel”, afirmou o presidente da OAB Araraquara Dr. João Milani Veiga.

Representando as lojas maçônicas de Araraquara, Osvaldo Romio Zaniolo proferiu algumas palavras. “Esse ato é autêntico já que se homenageia uma grande pessoa. Tudo o que ele faz na vida é com muita paixão”.

“São 21 anos de convivência com esse senhor que nunca mediu esforços para nos ajudar. Só tenho que agradecer ao seu Moacyr”, declarou o vereador Rodrigo Martins, referindo-se ao trabalho junto aos militantes da UMESA (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Araraquara).

O homenageado encerrou a cerimônia com um belo ensinamento. “Na vida não se desiste. A vida quer que você continue sempre. Tropeços existem, mas desistir jamais. O espírito da curiosidade sempre foi um impulso para mim. Quero agradecer essa homenagem, além das palavras e da presença de todos”.

A sessão solene foi conduzida pelo vereador Rodrigo Martins (PPL), representando o presidente da Câmara Elias Chediek (PMDB), e a mesa contou com o secretário de Administração e de Negócios Jurídicos Delorges Mano, representando o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), o presidente da OAB Araraquara Dr. João Milani Veiga, o vereador Dr. Lapena e o homenageado.

Estiveram presentes, ainda, o presidente da Feira da Bondade da APAE e vice-prefeito eleito Damiano Barbiero Neto, a presidente da UMESA Gabriela Alves, o venerável mestre da Loja Caridade e Justiça Rubens Benedito de Oliveira, o delegado regional do Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo Ouvídeo Simões Braga, Mauro Bianco (PPL) e Nino Mengati (PSB).

Quem é Moacyr de Freitas

Natural de Motuca, nasceu em 1933. É pai de Moacir, Gustavo e Natalia, e avô da Ana Júlia. Foi casado com Maria Helena.

Veio para Araraquara aos seis anos com a família: os pais, Manoel e Rosa, e os irmãos, Maurílio, Luiz, Matilde, Manoel e Germano. Fixaram residência na rua sete onde o primeiro armazém da família foi instalado, uma espécie de minimercado.

Moacyr estudou na Escola Antônio Joaquim de Carvalho (ANJOCA) e fez o científico no IEBA. Matriculou-se na Escola de Belas Artes de Araraquara, onde se formou professor de desenho.

O armazém mudou para a avenida São Paulo, entre as ruas um e dois, e em seguida a família comprou o famoso bar da avenida São Paulo, esquina com a Antônio Prado, onde ficou estabelecida por mais de 20 anos.

Trabalhou por 11 anos na White Martins, emprego que deixou para se dedicar ao bar do Freitas até 1968, quando na nova rodoviária de Araraquara surgiu o restaurante Dom Manoel, o empreendimento de maior sucesso da família, no qual todos os irmãos e parte dos sobrinhos trabalharam até seu fechamento, em 1997.

Foi no Dom Manoel que surgiu o consagrado “peixe à moda da casa”, que tornou famosa a cozinha do restaurante. A ideia de fazer o peixe na cumbuca foi de Moacyr. A família também comandou o primeiro restaurante do Clube Náutico.

Em 1977, ingressou na Maçonaria, onde desenvolveu seu maior trabalho social, por meio de sua atuação na Loja Maçônica Caridade e Justiça 81. Nela, foi venerável por duas gestões consecutivas, de 1983 a 1985. Em seguida, ocupou a função de Delegado do Grão-Mestre das Grandes Lojas Maçônicas de São Paulo, sendo seu representante na região por nove anos. Atuou na fundação de lojas maçônicas em Matão, São Carlos, Ibitinga e Américo Brasiliense.

Em sua gestão foi realizada a primeira Semana Maçônica de Araraquara, integrando todas as lojas maçônicas locais para comemorar o Dia do Maçom, evento que hoje está na 33ª edição. De 1994 a 2000 pertenceu à Comissão Estadual de Ritualística da Grande Loja Maçônica de São Paulo. Por seu trabalho na maçonaria, recebeu diversas premiações, entre elas a de Maçom Emérito, prêmio destinado aos maçons que atingem 25 anos de serviços prestados à ordem, além de ser elevado ao grau máximo da filosofia maçônica, o grau 33.

Moacyr foi o principal militante da causa dos estudantes secundaristas dos anos 90, tendo auxiliado e, na prática, sustentado a manutenção da UMESA. A primeira sede da UMESA era em uma sala vizinha ao restaurante Dom Manoel e não demorou muito para que os jovens que integravam sua diretoria se aproximassem e fossem “adotados” por Moacyr, sentindo a importância da organização da juventude.

No passar dos anos, a relação de Moacyr de Freitas com a UMESA chegou ao ponto de pagar aluguéis da sede, as parcelas atrasadas do primeiro computador que a entidade conseguiu comprar, emprestar sua casa para as reuniões, servir como motorista, levando para todos os lados da cidade e até da região vários dos estudantes em sua Perua Kombi, dar almoço e jantar aos militantes, enfim, atuar como uma espécie de “pai” da entidade até que ela pudesse seguir seu destino.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *