Araraquara

2018 – a era digital em sintonia com o setor hoteleiro

2018 –  a era digital em sintonia com o setor hoteleiro
Professor do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro revela como a tecnologia auxilia e transforma o turismo

 27FEV2018|  8:40 – Fernanda Chiossi  – Foto:  © Senac

Planejar uma viagem exige dedicação. É preciso escolher o destino, o meio de transporte, o lugar onde se hospedar, separar documentos, preparar as malas e muito mais. Para auxiliar e facilitar as etapas que envolvem seu planejamento (antes, durante e pós-viagem), órgãos públicos e empresas do trade turístico utilizam cada vez mais a tecnologia para enriquecer a experiência turística dos visitantes.

De acordo com Antonio Carlos Bonfato, professor do curso Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, atualmente a tecnologia agrega conforto e comodidade ao hóspede. “Ela está presente no check-in realizado pelos aparelhos celulares para evitar filas na recepção, na abertura das portas dos quartos com a aproximação do smartphone, assim como a solicitação de serviços utilizando aplicativos em equipamentos mobile, reservas de hospedagem, entre outras facilidades.”

Uma das grandes vantagens do uso da tecnologia é com relação à questão da mobilidade. Os dispositivos móveis aliados ao uso da internet têm exercido função fundamental no planejamento da viagem, por meio da busca de informações de outros visitantes sobre os locais, a fim de escolher o destino a ser visitado, bem como no processo de compra do produto: passagens áreas ou reserva do hotel.

 Além das viagens se tornarem mais acessíveis a um número cada vez maior de consumidores, a internet assume o papel definitivo de principal agente de distribuição de vendas no turismo, principalmente nos meios de hospedagem. “Portanto, quanto mais rápido a informação chegar, maior a probabilidade de sucesso nas vendas”, explica o professor.

Para Antonio, a adoção das tecnologias de informação e comunicação no processo turístico transformou os destinos turísticos em “Destinos Turísticos Inteligentes”. “Seu uso é irreversível e tende a se consolidar ainda mais em 2018 e nos próximos anos. Deve envolver todos os meios de hospedagem, principalmente os resorts, que se caracterizam por oferecer uma imensa diversidade de serviços.”

Tendências do setor

 Outra tendência em hotelaria para este ano é o turismo acessível voltado às pessoas com deficiência física. “Várias plataformas estão se adaptando para oferecer atendimento exclusivo para pessoas com deficiências físicas”, comenta Antonio. Importante ressaltar também que a prática do bleisure – quando alguém vai para algum lugar porque tem negócios a tratar, mas acaba por estender a estadia para fazer turismo no mesmo local – seguirá em processo de crescimento.

 Curso na área

O Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro oferta pela primeira vez o curso superior Tecnologia em Hotelaria, indicado tanto para quem está iniciando seus estudos quanto para aquele que já atua no mercado de trabalho e busca ascensão profissional.

A qualificação forma especialistas para atuar na operação e gestão de serviços de hospedagem, alimentação, entretenimento e eventos. O futuro profissional poderá atuar nos diferentes meios de hospedagem, tais como: hotéis, hostels, resorts, cruzeiros marítimos, flats, colônias de férias, motéis, acampamentos, pousadas, spas, entre outros.

Para conhecer mais oportunidades na área, os interessados podem procurar o campus ou acessar o Portal do Senac (www.sp.senac.br/aguasdesaopedro).

 

Serviço:

 

Tecnologia em Hotelaria

Data: início em fevereiro

Horário: manhã

 

Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro

Pq. Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n – Centro

Águas de São Pedro – SP

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *