Brasil

23ª Parada do Orgulho LGBTI acontece neste domingo em Copacabana

23ª Parada do Orgulho LGBTI acontece neste domingo em Copacabana
     O evento terá como tema “Vote em ideias, não em pessoas. Vote em quem tem compromisso com as causas LGBTI”.

9:10 |IDNews/Notícias ao Minuto | 2018SET30  | 

A23ª Parada do Orgulho LGBTI acontece neste domingo (30) em Copacabana, na Avenida Atlântica, altura do Posto 6. A organização promete nove trios e dezenas de atrações artísticas e culturais.

Segundo destaca o G1, o evento tem como tema “Vote em ideias, não em pessoas. Vote em quem tem compromisso com as causas LGBTI”.

A organização pretende incentivar o maior engajamento e participação da comunidade nesse momento político, escolhendo candidatos que tenham compromisso com as causas e lutas em prol do respeito e diversidade.

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) destaca que, em 2018, o número de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que se candidataram a uma vaga nos poderes Executivo e Legislativo aumentou 386,4%, se comparado às últimas eleições.

“Nossos direitos, nossa cidadania e principalmente nossas vidas dependem das escolhas que faremos nas urnas”, afirma Almir França, presidente do Grupo Arco-Íris, ONG que organiza a Parada desde sua fundação, em 1995.

Os idealizadores da Parada também destacam que a intenção é combater o fundamentalismo religioso, o obscurantismo, a não aceitação da diversidade sexual e de gênero e comportamentos retrógrados.

“Nós vivemos, neste momento, um retrocesso nas políticas públicas de enfrentamento a discriminação e de promoção da cidadania LGBTI no Brasil. No legislativo, especialmente o federal, até hoje nenhuma lei específica contra lgbtifobia foi aprovada. É fundamental que a Parada seja um instrumento de incentivo ao voto consciente em pessoas que apoiam a causa LGBTI e dos direitos humanos. Hoje temos mais candidaturas de pessoas LGBTI e Aliadas comprometidas com a causa, o que é magnífico” diz Cláudio Nascimento, coordenador executivo do Grupo Arco-Íris e fundador da Parada do Orgulho LGBTI-Rio.

O G1 publicou quais ruas serão interditadas para a realização da parada:

Av. Atlântica, trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Miguel Lemos.

Prorrogação do funcionamento da área de lazer na Avenida Atlântica – até 22h

Pista junto à orla da praia, entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Prado Jr.

Av. Princesa Isabel, pista sentido orla, entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Atlântica.

Rua Francisco Otaviano, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *