Araraquara

2º RoboAra, da Engenharia Mecatrônica da Uniara, faz sucesso entre os participantes

2º RoboAra, da Engenharia Mecatrônica da Uniara, faz sucesso entre os participantes
Evento foi realizado entre os dias 6 e 8, na unidade IV da universidade

8:10 | Assessoria de Imprensa Uniara | 2018JUN12 

O “2º RoboAra”, promovido pelo curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Araraquara – Uniara, foi um sucesso, de acordo com o coordenador da graduação, Marcelo Wilson Anhesine. O evento, que contou com a montagem de kits robóticos e uma competição por tempo, foi realizado entre os dias 6 e 8 de junho, na unidade IV da instituição.

“Os três dias foram muito bons. No dia 6, foi passado um briefing para os participantes. No dia seguinte, eles fizeram a montagem dos kits e testes e, no dia 8, esses os kits foram entregues semimontados para que fizessem a programação, além da realização da corrida contra o tempo”, relata Anhesine.

Ele conta que, neste ano, três das oito equipes ficaram empatadas até o final, e a vitória acabou sendo do time do quinto ano A, após o critério de desempate, relativo ao menor tempo para os robôs percorrerem a trajetória estabelecida. “Houve uma grande vibração, pois foi uma prova bastante disputada, e todos eram bem competitivos”, diz.

O interesse pelo “2ºRoboAra” foi tão grande, segundo o professor, que o coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Uniara, José Eduardo Ribeiro, sugeriu a participação dos alunos de suas graduações na próxima edição do evento. “É algo multidisciplinar, então, isso caberia muito bem. Achei interessante a ideia dele, pois poderemos compor uma equipe maior, com eles ajudando na questão de programação”, comenta Anhesine.

A prática da atividade é outro ponto destacado pelo docente. “É um momento em que os alunos percebem que irão encontrar desafios no mercado, quando precisarão programar um robô ou a automação de um processo, por exemplo. Além disso, é uma experiência motivadora, já que colocam a ‘mão na massa’ e resolvem problemas, e isso funciona de maneira integrada”, aponta.

Ao final do evento, Anhesine revela que os participantes gostaram tanto, que pediram uma nova edição ainda este ano. “Gostaria de agradecer à reitoria da Uniara, que adquiriu mais dois kits para o ‘2º RoboAra’, e ao chefe do departamento de Ciências da Administração e Tecnologia – CAT da Uniara, Eduardo Rois Morales Alves, que viabilizou a solicitação, além da empresa PETE – Educação com Tecnologia, que emprestou alguns kits e deu total apoio às atividades, por meio de seu representante, Ângelo Silva, que passou o briefing aos estudantes”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia Mecatrônica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *