2º RoboAra, da Engenharia Mecatrônica da Uniara, faz sucesso entre os participantes

2º RoboAra, da Engenharia Mecatrônica da Uniara, faz sucesso entre os participantes
Evento foi realizado entre os dias 6 e 8, na unidade IV da universidade

8:10 | Assessoria de Imprensa Uniara | 2018JUN12 

O “2º RoboAra”, promovido pelo curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Araraquara – Uniara, foi um sucesso, de acordo com o coordenador da graduação, Marcelo Wilson Anhesine. O evento, que contou com a montagem de kits robóticos e uma competição por tempo, foi realizado entre os dias 6 e 8 de junho, na unidade IV da instituição.

“Os três dias foram muito bons. No dia 6, foi passado um briefing para os participantes. No dia seguinte, eles fizeram a montagem dos kits e testes e, no dia 8, esses os kits foram entregues semimontados para que fizessem a programação, além da realização da corrida contra o tempo”, relata Anhesine.

Ele conta que, neste ano, três das oito equipes ficaram empatadas até o final, e a vitória acabou sendo do time do quinto ano A, após o critério de desempate, relativo ao menor tempo para os robôs percorrerem a trajetória estabelecida. “Houve uma grande vibração, pois foi uma prova bastante disputada, e todos eram bem competitivos”, diz.

O interesse pelo “2ºRoboAra” foi tão grande, segundo o professor, que o coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Uniara, José Eduardo Ribeiro, sugeriu a participação dos alunos de suas graduações na próxima edição do evento. “É algo multidisciplinar, então, isso caberia muito bem. Achei interessante a ideia dele, pois poderemos compor uma equipe maior, com eles ajudando na questão de programação”, comenta Anhesine.

A prática da atividade é outro ponto destacado pelo docente. “É um momento em que os alunos percebem que irão encontrar desafios no mercado, quando precisarão programar um robô ou a automação de um processo, por exemplo. Além disso, é uma experiência motivadora, já que colocam a ‘mão na massa’ e resolvem problemas, e isso funciona de maneira integrada”, aponta.

Ao final do evento, Anhesine revela que os participantes gostaram tanto, que pediram uma nova edição ainda este ano. “Gostaria de agradecer à reitoria da Uniara, que adquiriu mais dois kits para o ‘2º RoboAra’, e ao chefe do departamento de Ciências da Administração e Tecnologia – CAT da Uniara, Eduardo Rois Morales Alves, que viabilizou a solicitação, além da empresa PETE – Educação com Tecnologia, que emprestou alguns kits e deu total apoio às atividades, por meio de seu representante, Ângelo Silva, que passou o briefing aos estudantes”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia Mecatrônica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor - Câmera -

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor - Câmera -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *