Araraquara

6° Festival Delícias do Milho acontece em junho

6° Festival Delícias do Milho acontece em junho
Fort-Lar abrilhanta o evento cultural no calendário turístico estadual impulsionando fluxo turístico para promoção do turismo rural com agricultura familiar em Araraquara
 

27FEV2018|  8:31 - Théo Bratfisch  - Foto:  © Théo Bratfisch 

O diretor-presidente da Alumínio Fort-Lar Indústria e Comércio de Araraquara, Ademir Ramos e o presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, Théo Bratfisch, estabeleceram convênio para promover a sexta edição do Festival Delícias do Milho, através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Cultura, que autoriza a destinação de ICMS por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, ProAC-ICMS, para patrocínio de projetos culturais relevantes de utilidade pública e interesse social, como perene contrapartida à população. Será realizado nos dias 9 e 10 de junho, das 10 horas da manhã até 22 horas, na Praça Esportiva de Bueno de Andrada e promete um fim de semana com sabor mais gostoso, com acesso gratuito ao lazer turístico rural que oferece cultura, shows e gastronomia para toda a família e agora com maior potência estima atrair um público familiar de 60 mil visitantes e turistas para a localidade em 2018.

A realização do evento cultural-gastronômico tem por finalidade estimular políticas públicas e melhorias locais, para promover cidadania no meio rural. Deve gerar 250 empregos diretos e renda extra com justiça social e paz, impulsionando fluxo turístico em prol do Turismo Rural que se pretende implantar no município, priorizando divulgar pequenos negócios no campo, estabelecidos nos assentamentos rurais, Horto de Bueno e Monte Alegre (estaduais) e Bela Vista do Chibarro (federal), no município turístico paulista de Araraquara. A exemplo para implantação de políticas públicas municipais para a agricultura, o Festival Delícias do Milho fomenta diretamente a agricultura familiar incentivando o plantio safrinha de milho verde irrigado (plantado fora de época ideal das chuvas), para abastecer os dois dias do evento com 200 mil espigas e previsão de colheita total de meio milhão de espigas do produto, sendo que a produção excedente se comercializa para toda a região, como bônus financeiro no faturamento líquido anual para pequenos produtores rurais e de modo cooperado em âmbito do município.

Os participantes do evento recebem capacitação com assistência técnica gratuita em parceria com a Fundação Itesp – Instituto de Terras do Estado de São Paulo para orientações ao plantio do milho e com o Centro Paula Souza pela Escola Técnica Industrial de Araraquara para orientações ao modo de preparo de comidas típicas à base de milho verde e noções de higiene na manipulação de alimentos para a qualidade.

A programação cultural do evento será desenvolvida através da produtora Gil-Som Eventos. Dentre outras parcerias importantes, a Prefeitura Municipal será chamada às suas atribuições para o fornecimento de serviços públicos fundamentais sem onerar os cofres públicos municipais.

Histórico de sucesso

O Festival Delícias do Milho é realizado por iniciativa privada desde 2010 no distrito rural araraquarense. Devido a crise econômica enfrentada pelo país como um todo, deixou de ser realizado entre 2015 e 2017. Está inserido por meio de lei municipal no Calendário de Eventos do Município de Araraquara e compõe o Calendário Turístico do Estado de São Paulo. O prato típico exclusivo, Trem de Milho, se destaca na primeira edição do guia estadual Rota Gastronômica, dentre os 30 pratos que melhor representam o roteiro turístico da culinária caipira, caiçara e serrana do Estado de São Paulo. A importância do Festival Delícias do Milho determinou o prêmio Selo Prefeito Empreendedor do Sebrae, biênio 2013-2014, na categoria Pequenos Negócios no Campo, devido ao incentivo para a agricultura familiar e de pequenos negócios no campo, através da realização do evento para fomento do Turismo Rural no município.

Seu histórico de sucesso determinou que o evento fosse eleito em 2017 como o melhor destino turístico do Estado de São Paulo no interior paulista, por votação de agentes da gastronomia nacional, através do Grupo Conforto Gastronômico, responsável pelo Prêmio Nacional Dólmã que elege os chefs de cozinha embaixadores nos 27 Estados brasileiros e organiza o EnChefs – Encontro Nacional de Chefs. O festival cultural-gastronômico, aprovado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados Federais no Distrito Federal, aguarda ser incluído definitivamente no Calendário Nacional de Eventos do Brasil.

Na foto, Ademir Ramos apresenta a assinatura do convênio que estabelece o patrocínio cultural da Fort-Lar ao Festival Delícias do Milho e recebe um exemplar do Guia Rota Gastronômica da Secretaria de Estado do Turismo pelo presidente da ABATur de Bueno de Andrada, membro da Câmara Setorial de Turismo Rural do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo, ABRATURR SP – Associação Paulista de Turismo Rural e AMITur – Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *