Araraquara

Secretaria da Educação adota Ludo Educativo na rede de ensino por Indicação de Yashuda

Secretaria da Educação adota Ludo Educativo na rede de ensino por Indicação de Yashuda

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli
IDN – SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ARARAQUARA

Atendendo à Indicação (nº 1827/2020) do vereador Jéferson Yashuda (PSDB) a Secretaria Municipal de Educação de Araraquara, atenta ao direito dos estudantes de continuar aprendendo com a suspensão das aulas presenciais, disponibilizou na rede municipal de ensino a plataforma Ludo Educativo de aprendizado colaborativo com acesso totalmente gratuito, visando adotar novas tecnologias digitais para a manutenção do ensino remoto.

O Ludo Educativo está disponível no “Lição em Casa” (http://educararaquara.com/), um portal criado pela Secretaria Municipal de Educação “com conteúdos e atividades pedagógicas com a finalidade de dar continuidade ao processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal e , ainda, contribuir para que mantenham o vínculo com a escola, com suas/seus professoras e professores, educadoras e educadores, seu cotidiano e vivências educacionais neste momento de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)”.

Criada pelo grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, um projeto de extensão universitária do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), em parceria com a Aptor Software, a plataforma de ensino à distância busca auxiliar alunos e professores do ensino fundamental e médio.

Yashuda explica que “o diretor do CDMF, Elson Longo, Professor Emérito da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entrou em contato com o meu Gabinete colocando à disposição da rede de ensino municipal de Araraquara a plataforma Ludo Educativo de forma totalmente gratuita”.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UNESP, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

A plataforma conta com mais de 50 jogos com o intuito de fixar conteúdo e divertir. Além disso, o Ludo também possui atividades para pintura e desenho (para serem baixadas, impressas e coloridas) e a plataforma do Ludo Escola, onde professores podem criar avaliações que são aplicadas através de jogos (e coletar relatórios dessas avaliações).  Yashuda agradece e parabeniza a secretária municipal de Educação Clélia Mara Santos por aderir à plataforma Ludo Escola em benefício dos alunos da rede pública de Araraquara.

Para acessar, click no link abaixo:

http://educararaquara.com/portalsme/ludoeducativo.html

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *