AraraquaraSLIDER

A história de Araraquara contada na trajetória do Sincomercio

A história de Araraquara contada na trajetória do Sincomercio
Em pouco mais de meio século de existência, um quarto da vida de Araraquara, o Sincomercio empossou …

23AGO2017|  10:24 - FERNANDA STELLA CAVICCHIA

O Sindicado do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio) surgiu da vontade dos empresários do setor de se organizarem em torno de uma associação representativa. Essa discussão nasceu em 1949, mas a formalização da entidade aconteceu em janeiro de 1965, com a outorga da carta sindical pelo Ministério do Trabalho, permitindo a fundação do Sincomercio de Araraquara.

A partir de então, a trajetória da entidade se entrelaçou à história do município. As mudanças no varejo aconteciam junto com o crescimento da cidade. O atendimento de balcão dos antigos armazéns e empórios foi dando lugar ao autosserviço, em que os próprios clientes escolhiam seus produtos e levavam ao caixa. Foi nesse cenário que surgiram os supermercados. O processo de especialização vivido pelo comércio local na década de 1970 e 1980 intensificou a concorrência e abriu espaço para a abertura de novos estabelecimentos na cidade. As mudanças culturais e de comportamento não pararam e levaram ao aparecimento de novas instituições varejistas, como os shoppings centers.

Em pouco mais de meio século de existência, um quarto da vida de Araraquara, o Sincomercio empossou seis presidentes: Miguel Saba, Mário Marques da Silva, Olien Biancardi, Ivo Dall’Acqua Junior, Eduardo Michetti e Antonio Deliza Neto. Cada um deles guardava suas particularidades, mas todos convergiam na busca pelo fortalecimento do comércio local e na forma como se envolviam com a cidade como um todo. A atuação de seus presidentes foi, por muitas vezes, decisiva na definição dos rumos da cidade.

A sede própria do Senac Araraquara, no Carmo, construída na década de 1970, foi uma reinvindicação do Sincomercio junto à FecomercioSP, gestora do serviço. Outra grande conquista da entidade foi a construção de uma unidade do Sesc, inaugurada em 2000. O Sebrae também recebeu as boas-vindas do Sincomercio, que cedeu um espaço em seu prédio para a instalação da primeira sede do serviço de apoio às micro e pequenas empresas.

O Sincomercio posicionou-se de maneira firme com relação a intervenções que modificaram o cenário urbano da cidade, como as obras na Praça Santa Cruz, reinaugurada em 1999, a criação do Boulevard do Comércio, em 2003, e do Boulevard dos Oitis, em 2008, e a revitalização da Avenida Sete de Setembro, em 2013.

Todos os presidentes do Sincomercio defenderam com persistência as bandeiras da instituição, inserindo na cidade os debates sobre o combate ao comércio irregular, a incidência de uma carga tributária mais justa e, mais recentemente, a busca pela modernização da legislação trabalhista. Na defesa de sua classe e do desenvolvimento de Araraquara, o Sincomercio não se furtou de assumir posições em temas polêmicos, como a tentativa, em 2011, de restringir o horário de funcionamento do comércio na cidade, por meio de projeto de lei que tramitou no Legislativo.

O Sincomercio segue confiante no compromisso de fortalecer o varejo local e promover o desenvolvimento do município. O bicentenário da Morada do Sol é a oportunidade de celebrar os avanços e olhar para o futuro. O momento é de se preparar para novos desafios e caminhar junto com a modernização para manter o comércio como referência regional. Nesses 200 anos, o Sincomercio parabeniza a população de Araraquara e os comerciantes, que foram protagonistas na construção da nossa história.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *