SLIDERTurismo Brasil

ABATur propõe emenda ao orçamento do Turismo para 2017

ABATur propõe emenda ao orçamento do Turismo para 2017
Proposta de estudo profissional para implantação do Trem Turístico será apresentada na Comissão Especial de Estudos CEE Parque dos Trilhos de Araraquara

9.53| 27OUT2016
Théo Bratfschi

A Comissão Especial de Estudos CEE Parque dos Trilhos da Câmara Municipal de Araraquara realiza uma reunião geral com representantes do legislativo e secretarias municipais, entidades e instituições no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, nesta quinta-feira em 27 de outubro de 2016 a partir das 14 horas, para discutir propostas para utilização da orla ferroviária. O objetivo da reunião será apresentar e discutir o trabalho sobre o ‘Parque dos Trilhos’ elaborado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, visando compartilhar levantamentos, diagnósticos e informações para a implantação do projeto.

No que se refere a preservação e memória ferroviária, o presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, Théo Bratfisch, vai apresentar a proposta de levantamento técnico e turístico para implantação do Trem Turístico, com uma locomotiva e quatro carros de passageiros, interligando-se as estações ferroviárias de Araraquara e de Bueno de Andrada com uma escala no Parque Pinheirinho. Esse projeto estaria em conformidade com a Resolução nº 359, 26 de novembro de 2003 da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e a Portaria nº 18 do MTur de 25 de fevereiro de 2010. No aspecto turístico, seriam levantadas informações relacionadas à oferta e demanda turística da região, bem como equipamentos e serviços turísticos. O estudo profissional simula as receitas, custos dos equipamentos operacionais e mão de obra que servirão de subsídio para o processo a ser encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Além destas informações serão indicados e apresentados orçamentos para recuperação de equipamentos, para que se possam mensurar os investimentos. O custo para realizar esse estudo técnico e profissional foi orçado em R$ 32.540,00 e o presidente da ABATur propõe uma emenda ao Orçamento do Turismo 2017 para essa finalidade.

Para o presidente do Legislativo, o vereador Elias Chediek, o projeto Parque dos Trilhos traria uma ‘nova cara’ para Araraquara, que inclui estações de trem (VLT – veículo leve sobre trilhos) a cada quilômetro, em média, com centros comerciais, como se fosse um metrô onde a cidade toda teria acesso a essa área, e para isso, é necessário um projeto aprovado para iniciar a captação de recursos.

O Parque dos Trilhos deverá ser dividido em sete áreas: Centro de Atividades para Idosos e Habitação de Interesse Social, onde ficariam a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social; Centro Gastronômico/ Economia Criativa (Secretaria da Agricultura); Centro de Cultura e Educação (Secretaria da Cultura e Coordenadoria de Turismo); Centro Cívico e Tecnológico (Prefeitura e 11 secretarias, Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, Banco do Povo e Câmara Municipal); Centro Esportivo/ Araraquara Olímpica (secretarias de Saúde e Esporte e Lazer); Cidade Judiciária/ Habitação; e Unidade de Vizinhança (serviços públicos, esporte e lazer).

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *