ABATur requer cadastro de projetos no Siconv

ABATur requer cadastro de projetos no Siconv
Líder do governo municipal, vereador Paulo Landim entende que reivindicações são importantes para Araraquara

28MAR2017| 6:19 – Théo Bratfisch  - ABATur

O prazo para cadastro de projetos de interesse turístico no sistema federal de convênios Siconv encerra em 31 de março de 2017. O vereador e líder do governo municipal, Paulo Landim, recebeu em seu gabinete, o presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, Théo Bratfisch, que requer a implantação de projetos legítimos e autênticos de interesse turístico que visam gerar empregos e renda direta para a comunidade rural no município paulista de Araraquara, através do desenvolvimento de atividades relativas à Agricultura Familiar, Cultura e Turismo Rural. Os projetos foram submetidos para apreciação da população através de palestras na Tribuna Popular em Sessões Ordinárias na Casa de Leis, com pareceres favoráveis dos parlamentares municipais e da sociedade civil. Os projetos foram encaminhados para apreciação livre de profissionais renomados e especialistas em suas áreas de atuação no setor turístico, como também, apresentados para o aval de renomadas entidades e instituições que formam a cadeia produtiva do Turismo no Estado de São Paulo.

Reunião para agendar próxima reunião

Théo Bratfisch, apresentou para representantes do governo da prefeitura municipal a solução para captação de recursos junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a serem destinados através do Ministério do Turismo – MTur. A disponibilidade de recursos foi apresentada pelo presidente da ABATur de Bueno de Andrada em primeira agenda com secretário municipal de Gestão e Finanças, Donizete Simioni, na presença do Chefe de Gabinete, Sinval Alan Ferreira Silva, em reunião subsequente, na Coordenadoria Municipal de Agricultura, com a participação da coordenadora executiva de Agricultura, Silvani Silva, João Missorino, diretor municipal de eventos e turismo, Michel Kary, gestor municipal de eventos e uma terceira reunião com o secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito Damiano Neto e a coordenadora Silvani Silva e o gerente administrativo de Bueno de Andrada, quando na ocasião, Bratfisch, reiterou a disponibilidade de obtenção de recursos com novo prazo até 31 de março de 2017, para investimento em infraestrutura de projetos, sem necessidade de emenda parlamentar, desde que sejam cadastrados projetos de interesse turístico e qualificados como estão os projetos apresentados pela ABATur.

Empenho de emendas parlamentares municipais para projetos turísticos

Em tempo para a tomada de providências, o presidente da ABATur protocolou em 21 de março, ofício ao vereador e líder do governo municipal, onde atenta para o prazo de cadastramento de projetos no Siconv e requer do Executivo Municipal, o empenho de emendas parlamentares municipais e aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal de Araraquara em 2016, que estão disponíveis no Orçamento 2017 e destinadas para reforma básica das casas para implantação do Museu da Roça de Bueno de Andrada e ao desenvolvimento do projeto técnico para o Trem Turístico a ser apresentado ao Ministério do Turismo para captação de recurso disponível na ordem de R$ 3 milhões, como equipamento turístico estadual a ser implantado com recursos à nível federal. A Estação Ferroviária de Bueno de Andrada está rachando ao meio e precisa de reparos. Os festivais cultural-gastronômicos, Festival Delícias do Milho e o Festival do Pastel & Caldo de Cana, realizados em Bueno de Andrada, juntos têm potencial para atrair 90 mil visitantes e turistas ao município.

Cem dias de governo municipal em 10 de abril

A prefeitura de Araraquara não tem recursos financeiros e não possui projetos específicos para as áreas da Agricultura Familiar, Cultura e Turismo Rural. ‘Até o momento não registramos qualquer contato de representantes da prefeitura para tratativas e informações sobre os projetos relacionados para efeito de cadastramento no Sistema Siconv do MTur’, relata, o presidente da ABATur de Bueno de Andrada. Em breve, A ABATur estará prestando esclarecimentos à população sobre os referidos projetos de interesse turístico e ações relacionadas junto à prefeitura municipal, fazendo uso da Tribuna Popular em Sessão Ordinária da Câmara Municipal, quando serão convocadas entidades e instituições representativas da Agricultura Familiar, Cultura e Turismo Rural, com divulgação aos representantes da cadeia produtiva do Turismo, para demonstração de conquistas a serem atribuídas aos cem dias de governo municipal.

About Beto Fortunato

Jornalista – Diretor de TV – Editor – Câmera –

Beto Fortunato

Jornalista – Diretor de TV – Editor – Câmera –

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *