AraraquaraSLIDER

Ação da Justiça pode interferir na preservação da memória ferroviária em Araraquara

Ação da Justiça pode interferir na preservação da memória ferroviária em Araraquara
Chediek e grupo da cidade lutam para preservar locomotivas da operação “limpa pátio”

20JUN2017|  9h20 - IMPRENSA CAM

Um grupo de pessoas que lutam pela preservação da história da ferrovia na cidade de Araraquara luta para preservar duas locomotivas e mais um carro de passageiros, de serem completamente cortados por alicates hidráulicos e maçaricos. O desmonte faz parte da operação “limpa pátio” e ocorre por conta de uma Ação Civil Pública, iniciada em 2013, que determina que vagões e locomotivas abandonados na área urbana de Araraquara sejam retirados destes locais, pois causam diversos transtornos à população. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, responsável hoje pelo acervo não utilizado pela concessionária do serviço de transporte ferroviário determinou a destruição do patrimônio inservível.

O vereador Elias Chediek entrou em negociação com a Prefeitura e a Rumo Logística – concessionária do serviço do transporte ferroviário que passa por Araraquara, onde utiliza oficinas e pátio de manobras, para que duas locomotivas – Elétrica V8 e GP Diesel – e mais um carro de passageiros possam ser preservados e colocados em exposição na Gare da Estação de Ferroviária de Araraquara, para visitação pública.

Trabalho artesanal de reforma

Chediek, Geraldo Godoy – representante da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Rodrigo Verardino De Stéfani – Gerente de Operação da RUMO ALL em Araraquara e Fabiana Virgílio – coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico da Prefeitura estiveram reunidos na segunda-feira, dia 19, procurando caminhos para retirar da lista do desmonte os veículos que interessam à memória ferroviária. Por conta do aniversário dos 200 anos da cidade de Araraquara, a RUMO estuda a reforma do acervo. Segundo De Stéfani, o trabalho será quase artesanal.

O Ministério Público entrou com Ação Civil Pública, em 2013, para pedir a retirada dos vagões em Araraquara. Inicialmente, o DNIT afirmou que os vagões não podem ser retirados do pátio porque são um patrimônio da União e não há um outro lugar para levá-los. O departamento fez leilões, mas que ninguém se interessou em comprá-los. Agora, a Justiça determinou a retirada dos vagões e a RUMO recebeu autorização do DNIT para destruir os vagões inservíveis. São cerca de 30 unidades, entre carga e passageiro e outras 10 locomotivas. Ao final da reunião, Chediek e Godoy estiveram nos pátios da ferroviária para identificar o equipamento para preservação.

Fotos em: https://flic.kr/s/aHskXzZS1r

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *