Araraquara

Afeganistão tem explosões, mortos e feridos em dia de eleições

Afeganistão tem explosões, mortos e feridos em dia de eleições
      Segurança é reforçada com 70 mil tropas das Forças Nacionais de Segurança

7:46 |IDNews/Lusa/Via Notícias ao Minuto | 2018OUT20 |

Explosões deixaram mortos e feridos em Cabul neste sábado (20), dia de eleições no Afeganistão. O governo local decidiu reforçar o contingente das forças de segurança.

Várias explosões foram reportadas nas proximidades de zonas eleitorais da capital, Cabul.

Numa escola transformada em centro eleitoral, um jornalista da agência ‘AFP’ presenciou uma multidão correndo para abandonar o local de votação. “Há mortos e feridospor conta das explosões”, indicou à ‘AFP’ um responsável do Ministério da Saúde, sem fornecer mais informações.

O ministro do Interior do Afeganistão anunciou o reforço do número de tropas das Forças Nacionais de Segurança para 70 mil, quando estavam previstos 50 mil militares em todo o país para garantir a segurança de 21 mil assembleias de voto, diz a ‘AP’.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, depois de votar numa escola da capital na abertura das sessões, apelou aos seus compatriotas para “saírem e votarem”. Em resposta ao seu apelo, os eleitores formaram longas filas de espera na capital e nos arredores para votarem, o que acabou por gerar inúmeros problemas nos locais de votação.

Certos centros de votação não puderam abrir por falta de membros nas mesas, falhas nas leis eleitorais ou mau funcionamento dos terminais de registro biométrico colocado nos locais e utilizado pela primeira vez no país.

Candidatos e eleitores estão juntos no desespero relata a ‘AFP’.

A Comissão Eleitoral Independente (CEI), que organiza o ato eleitoral, já pediu desculpas pelos inconvenientes e prometeu que os horários dos centros de votação serão prolongados.

As eleições foram adiadas em duas províncias, Kandahar e Ghazni, assim como em 11 dos quase 400 distritos do país. Com informações da Lusa.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *