Araraquara

Aluno de pós-graduação em Fotografia da Uniara tem foto selecionada em concurso ligado à ONU

Aluno de pós-graduação em Fotografia da Uniara tem foto selecionada em concurso ligado à ONU
Foto de Guilherme Zullo Silvestre faz parte do calendário institucional 2018 da UNOPS no Brasil

22FEV2018 | 7:00   - Assessoria de imprensa da Uniara – Foto ©Uniara

O estudante do curso de pós-graduação a distância em Fotografia da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Zullo Silvestre, teve uma de suas fotos selecionadas no concurso “Construindo Vidas Melhores”, promovido pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos – UNOPS, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e o Instituto Internacional de Fotografia – IIF. Seu registro faz parte do calendário institucional 2018 da UNOPS no Brasil, composto por outras onze fotos de vários concorrentes.

“O UNOPS funciona como um tipo de secretaria da Organização das Nações Unidas – ONU, e o concurso visava a representar questões sociais importantes do nosso país que abordavam desigualdade social e o questionamento sobre falta de infraestrutura na sociedade, por exemplo”, explica Silvestre.

Ele conta que havia desenvolvido um trabalho documental na cidade de Leme, onde reside, sobre um assentamento. “Eram pessoas extremamente pobres, que ocuparam uma área da União. Acompanhei o processo e estive presente no local três ou quatro vezes. Era uma situação precária. Enviei duas fotos para o concurso, e uma delas recebeu certa notoriedade e acabou selecionada para o calendário”, relembra.

Em relação ao tipo de situação que fotografa, o aluno afirma que não há glamour. “Há situações muito perturbadoras, é o apêndice de realidade. É preciso fazer o registro, e o importante é conseguir comunicar o que ocorre em um país. O concurso foi promovido para mostrar isso a partir fotos das publicadas, de modo que promovesse um tipo de mapeamento social para que ações muito localizadas começassem a ser mais irradiadas”, aponta.

Para Silvestre, a seleção no concurso “é um marco muito positivo na obra de qualquer fotógrafo”. “Poder contribuir com a ampliação do debate sobre questões tão importantes para a sociedade brasileira e também com possíveis ações políticas, sociais e humanitárias, por meio de um organismo internacional, é fundamental”, declara.

Ele, que pretende finalizar sua pós-graduação no meio do ano, está satisfeito com o curso da Uniara. “A especialização amplia o debate, além de permitir o contato com um gama de discussões e materiais de outros fotógrafos que é muito interessante, no sentido de adquirir bagagem cultural. Além disso, busco especialização profissional com projeção acadêmica, com vista para mestrado e doutorado na área”, finaliza.

A coordenadora do curso, Eduarda Escila Ferreira Lopes, comenta que, “a título de pós-graduação, ter uma fotografia selecionada em um concurso desse âmbito faz com que o estudante apresente um portfólio privilegiado, e mostra a qualidade dos alunos e do curso”.

Um pouco do trabalho de Silvestre pode ser conferido nos endereços www.flickr.com/photos/guilhermezullo e www.instagram.com/guilhermezullo. Mais informações sobre o concurso fotográfico “Construindo Vidas Melhores” estão disponíveis nos links https://goo.gl/MPXGJe e https://goo.gl/2U4WWG.

Informações sobre o curso de pós-graduação a distância em Fotografia da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *