Araraquara

Alunos de escola estadual participam de ‘papo reto’ sobre drogas

Alunos de escola estadual participam de ‘papo reto’ sobre drogas
“Os primeiros a serem trabalhados foram os alunos do 9° ano, cujo tema foi a desconstrução da juventude sobre os…

 

8:32 |Paula Cardoso |2018ABR18 

Foi dada a largada da I Edição do Programa Legal é Prevenir – “Papo Reto Sobre Drogas” na segunda feira (16). Alunos do ensino fundamental II e ensino médio da escola Estadual Augusto Cesar Silva participaram da intervenção voltada à prevenção universal ao uso de drogas. O projeto foi desenvolvido na escola, de forma voluntária, pelo professor Márcio Servino, que também é Conselheiro Tutelar.

“Os primeiros a serem trabalhados foram os alunos do 9° ano, cujo tema foi a desconstrução da juventude sobre os riscos do uso de drogas licitas e ilícitas. A técnica foi trabalhar a temática em um ambiente desorganizado para trazer a ideia sobre as consequências para quem usa”, explica o professor. “Tivemos um ‘papo reto’ sobre o porquê do uso e o que pode acontecer com quem usa. Tudo numa linguagem jovem e descontraída. Também evidenciamos o uso de drogas, como o crack, e seus efeitos no organismo.”

Servino ratifica que “trabalhamos dinâmicas onde os alunos são estimulados a falar sobre tudo. Falamos sobre quem já usou, sobre o que os pais não querem e porque não querem, não sabem ou temem, por exemplo. É um método de se trabalhar a prevenção universal com os jovens, tudo sem defender princípios ideológicos ou impor programas, junto geramos uma mudança comum”.

O professor ainda frisa que dessa forma se cria um novo mecanismo de prevenção. “Além de falarmos ou ouvirmos, fazemos com que nossos jovens saiam da escola imponderados sobre quanto a real desconstrução que as drogas podem causar em suas vidas, em especial, ao seu futuro.”

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *