AraraquaraSLIDER

Após proposta de Edson Hel, Prefeitura inicia emissão de Certidão Negativa de Débitos Municipais pela internet

Após proposta de Edson Hel, Prefeitura inicia emissão de Certidão Negativa de Débitos Municipais pela internet
Para o secretário de Gestão e Finanças, Donizete Simioni, a iniciativa representa grande avanço, uma vez que …

29SET2017|  7:04   -  IMPRENSA CAM - Foto: Câmara Municipal de Araraquara

A expedição da Certidão Negativa de Débitos Municipais de Araraquara (CND) será emitida online. A novidade e celeridade no processo — antes demorava até dez dias para emissão — é uma iniciativa da Prefeitura atendendo pedido do vereador Edson Hel (PPS) e deve facilitar para o contribuinte que necessita do documento. Para emitir a CND, basta acessar o site da administração municipal (www.araraquara.sp.gov.br), na aba ‘Espaço do Cidadão’.

Para o secretário de Gestão e Finanças, Donizete Simioni, a iniciativa representa grande avanço, uma vez que o contribuinte antes tinha que ir até a sede do Executivo para solicitar e retirar o documento. “Agora este serviço passa a ser online, ou seja, qualquer contribuinte pode através da internet, da comodidade de sua casa, entrar no site da Prefeitura e emitir seu documento”.

Além dos cidadãos, quem comemorou a iniciativa foram os representantes de escritórios de contabilidade, que podem emitir o documento com maior rapidez para seus clientes. José Luciano Ulian Junior, do escritório Araraquara, afirma que a novidade proporciona economia de tempo, com a emissão via internet. “Agilizará nosso tempo, pois qualquer cadastro que vamos fazer para nossos clientes necessita da emissão da Certidão. Antigamente dávamos entrada e demorava até dez dias. No último período o prazo havia melhorado para um ou dois dias, através do sindicato e do vereador Edson Hel. A CND online representa a agilidade, tanto para empresa, quanto para o cliente”, definiu.

Benedito Ribeiro, do escritório Audiplan, vai na mesma linha. “Vai melhorar muito nosso trabalho, em especial no atendimento ao cliente, que as vezes precisa emitir o documento e aí precisa vir preencher uma série de documentos, coletar assinaturas e protocolar. Tendo online é o fim da burocracia e facilita, pois, entrega para o cliente na hora”, afirmou.

Sensível ao problema enfrentado pelos escritórios de contabilidade e população em geral, Edson Hel acredita que este é um problema superado. De acordo com o parlamentar, foram diversas reuniões, desde o início do ano, com o sindicato e representantes da Prefeitura, para que o novo sistema pudesse virar realidade.

“Trabalhei na Prefeitura, na Sala do Empreendedor, e uma das demandas apresentadas pelos contadores era a emissão da CND via internet. Isso facilitará muito a vida dos contabilistas, pois as empresas que venham a participar de uma licitação, ou transação imobiliária, agora podem retirar de forma rápida e prática”, finalizou.

Confira as fotos desta reportagem no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsm4JBnS2

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *