Aprenda a acertar na cosedura do polvo

Aprenda a acertar na cosedura do polvo
O polvo pode ser uma carne que as pessoas têm dificuldade de acertar o ponto, tornando-o duro ou borrachudo

9:38 |DICA VALIOSA | 2018JUN14 | - Foto:  © Milada Vigerova / Unsplash

Um dos moluscos mais comuns na mesa do brasileiro é o polvo. É, por exemplo, um dos ingredientes indispensáveis na receita de paella, prato tradicional espanhol.

Em Portugal, esse ingrediente é muito preparado num prato chamado “polvo à lagareiro”, preparado na panela de pressão e depois levado ao forno com bastante azeite e batatas.

O polvo pode ser uma carne que as pessoas têm dificuldade de acertar o ponto. Se você nunca fez e está perdido, não se preocupa que vamos explicar o passo a passo aqui.

INGREDIENTES

  • 1 cebola
  • 1 polvo inteiro (aproximadamente 2kg)
  • pimenta-do-reino e sal a gosto

MODO DE PREPARO

Tente comprar o polvo já limpo. O primeiro passo, mesmo que ele já venha higienizado, é limpar as ventosas do polvo, porque muitas vezes pode restar um pouquinho de sujeira.

Para esse método de cozimento, você irá precisar de uma boa panela de pressão. a grande dica para preparar esse molusco, está em não acrescentar água na panela. O polvo é uma carne que elimina muita água quando é cozido: ele cozinhará no seu próprio líquido.

Coloque os tentáculos, a cebola e os temperos na panela de pressão e feche. A parte mais difícil é o tepo correto que ele precisa cozinhar. A nossa indicação média é de 15 minutos. No entanto, se o seu fogão for muito potente, 10 minutos pode ser o bastante.

Um dos grandes problemas do polvo é quando ele fica duro ou borrachudo. É preciso tomar cuidado com o tempo de cozimento. Se ele for cozido demais, o polvo pode ficar duro, e se for cozido de menos, pode ficar borrachudo. Mas não tem erro se você seguir esse passo a passo.

Com o polvo pronto, é hora de se aventurar nos mais diversos pratos com esse ingrediente, como uma deliciosa receita de risoto de polvo ou até mesmo algo mais leve como polvo ao vinagrete. Além disso, ele combina superbem com praticamente qualquer fruto do mar e, por isso, ele é uma ótima pedida no preparo de uma caldeirada.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor - Câmera -

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor - Câmera -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *