Gastronomia & Saúde

Aprenda a fazer um pão de batata-doce sem glúten e sem lactose

Aprenda a fazer um pão de batata-doce sem glúten e sem lactose, a aveia, apesar de ter glúten, foi colocada somente para enfeite e é totalmente dispensável

Muitos intolerantes ao glúten e celíacos ficam sem opções no café da manhã, pois não podem ingerir alimentos com glúten, tais como os que são feitos com trigo, centeio e aveia. Por esta razão, os pães que levam farinhas alternativas são uma excelente opção para quem quer fazer pão em casa.

Com uma textura super fofa e macia, este pão é uma delícia! Ele foi feito com algumas adaptações e postado pelo blog Hat and Apron. Para quem quer enveredar pelo mundo dos pães caseiros sem glúten, esse é um excelente começo. A aveia, apesar de ter glúten, foi colocada somente para enfeite e é totalmente dispensável.

Ingredientes

Para pré-fermentação

3/4 xic de água morna tolerável ao toque

10 g fermento biológico seco

1 col sopa açúcar mascavo

Para a massa

1 e ½ xic farinha de arroz

½ xic farinha de amêndoas

½ xic polvilho doce

½ xic farinha de linhaça dourada

60 g purê de batata doce

4 ovos

1 col sopa vinagre de maçã ou outro vinagre qualquer

½ col chá goma xantana (espessante)

sal a gosto

Modo de Fazer

Misture todos os ingredientes da pré-fermentação e deixe em local seco e escuro, por exemplo dentro do forno, por 10 minutos.Cozinhe a batata doce até que esteja mole e em ponto de purê.

Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha e os molhados em outro. Na vasilha dos ingredientes secos, faça um buraco no meio. Acrescente os ingredientes molhados e o fermento. Misture bem e acrescente a batata doce.

Coloque em forma de bolo inglês untada com azeite (se quiser, coloque flocos de aveia por cima, para decorar) e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos ou até que esteja assado.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *