Araraquara

Araraquara deverá ganhar ciclovias e faixas exclusivas de ônibus

Araraquara deverá ganhar ciclovias e faixas exclusivas de ônibus
“O atual Plano de Mobilidade Urbana tem como foco o trânsito e o transporte. Vamos contratar …

08DEZ2017|  8:17 -  IMPRENSA CAM - Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

Quem circula pela avenida Francisco Vaz Filho no começo da manhã ou no final de tarde, costuma enfrentar trânsito lento. Essa e outras vias que registram fluxo intenso de veículos automotores devem ganhar faixas exclusivas de ônibus no novo Plano de Mobilidade Urbana, previsto para 2019. O anúncio foi feito pelo Coordenador de Mobilidade Urbana do Município, Nilson Carneiro, na manhã de quinta-feira (07), ao vereador Rafael de Angeli (PSDB), que apoiou a iniciativa.

“O atual Plano de Mobilidade Urbana tem como foco o trânsito e o transporte. Vamos contratar uma empresa para readequar o projeto, dando prioridade ao pedestre, ao ciclista e a transportes coletivos, com intervenções seguras para os usuários”, informou Carneiro. Dentre as propostas, ele citou corredores exclusivos de ônibus e construção de ciclovias em pontos estratégicos da cidade, a fim de permitir uma integração modal eficiente. “Os locais e a extensão serão estabelecidos após pesquisa”, apontou o coordenador.

A iniciativa foi bem recebida pelo vereador, definindo-a como fundamental para a construção de uma cidade mais humana: “Trata-se de uma tendência mundial, e uma cidade do porte de Araraquara não poderia ficar de fora. Investindo em formas alternativas de transporte, o município só tem a ganhar com menos poluição, menos trânsito e incentivo à ocupação dos espaços públicos com segurança, beneficiando, inclusive, o comércio e novas formas de geração de renda”.

Na ocasião, Carneiro também anunciou para o próximo ano o lançamento de um aplicativo de celular que poderá ser baixado gratuitamente por todos os usuários de transporte público coletivo a fim de acompanharem o itinerário dos ônibus e o tempo estimado de cada viagem.

Vaz Filho

Enquanto o novo Plano de Mobilidade Urbana ainda é um projeto, o vereador Rafael de Angeli adiantou-se e elaborou uma indicação ao Poder Executivo solicitando a implantação, assim que possível, da transferência das vagas previstas para estacionamento na avenida Francisco Vaz Filho para vias paralelas, assim com ocorreu na Alameda Paulista há cerca de dois anos.

“A ideia é promover a liberação dessas áreas para o fluxo de carros, apenas nos horários de pico, para desafogar o trânsito e, ao mesmo tempo, não prejudicar os comerciantes”, afirmou Angeli. A medida foi considerada viável pelo Coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carvalho. “Vamos analisar a proposta, temos interesse e musculatura para realizar a sinalização necessária”, concluiu.

Confira fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsm7kVvFC

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *