AraraquaraSLIDER

Biologia da Uniara dá início a apresentações semanais de projetos voltados à conscientização ambiental

Biologia da Uniara dá início a apresentações semanais de projetos voltados à conscientização ambiental
Primeiro grupo abordou questões que envolvem o cultivo de plantas em ambientes fechados

06SET2017|  7:28   - Assessoria de imprensa da Uniara

Nesta segunda-feira, dia 4 de setembro, o curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara deu início a uma série de apresentações de projetos voltados ao meio ambiente, por meio da disciplina “Educação Ambiental”, ministrada pela professora Mayla Willik Valenti Roese. Na primeira noite de atividades, sempre realizadas às segundas-feiras, um grupo de alunos abordou questões que envolvem o cultivo de plantas em ambientes fechados.

Mayla explica que a proposta foi que os estudantes desenvolvessem projetos educativos com o tema “meio ambiente”. “Propus que fizessem um levantamento sobre o que trabalhar na Uniara, para elaborarem trabalhos interessantes que ajudassem o ambiente. Foram feitos diagnósticos, e os alunos conversaram com outros de cursos diferentes sobre o que mais chamava a atenção, em relação a problemas ambientais. A partir disso, cada grupo escolheu um tema e elaborou um projeto ao longo do último semestre, para ser colocado em prática agora”, detalha.

A intenção, segundo a docente, é conscientizar os estudantes e a população em geral sobre a preservação ambiental. “Não é só para isso ficar em sala de aula. Faz parte da modificação dos espaços e é uma iniciativa que pode incentivar as pessoas a cuidarem melhor do local onde vivem”, aponta.

Para os alunos, colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula é um dos destaques mencionados pela docente. “Os graduandos têm a oportunidade de vivenciar isso, o que vai fazer diferença em sua formação”, diz.

O primeiro grupo a apresentar seu projeto é formado pelos estudantes Patrícia Elena Jung, Carolina Coco, Jaqueline Colin, Mariana Futema e Otávio Sene.

Patrícia conta que o tema escolhido pelos integrantes foi “áreas verdes”. “Apresentamos quais plantas podem ser cultivadas dentro de ambientes fechados, pensando na questão da iluminação e da água. Por exemplo, temos a orquídea, a zamioculca e a violeta que se encaixam nesse perfil. Muitas vezes, quem mora em apartamento ou em uma casa pequena acha que não há espaço, mas pode-se criar plantas e até especiarias, como salsinha e cebolinha”, destaca a graduanda, que comenta que a intenção é que as pessoas abordadas pensassem em fazer esse tipo de cultivo em suas casas.

O grupo também mostrou alguns tipos de especiarias e uma floreira autoirrigável, feita com garrafa pet, barbante, água, terra e a planta. “Tem a facilidade de não precisar aguar, e ela fica bem vedada, de modo que não há perigo em relação à questão da dengue. Quando a professora nos propôs de fazermos essa floreira, ela nos atentou a isso”, relembra Carolina.

Pelo olhar de quem ensina, para ela, além de aprender a lidar com pessoas, “é muito bom transmitir o conhecimento para aqueles que, muitas vezes, não têm essa noção de como cultivar orquídeas, por exemplo”.

Mayla informa que os próximos projetos serão colocados em prática nos dias 11 e 25 de setembro, e no dia 2 de outubro, a partir das 20h20. “O grupo do dia 18 vai abordar os resíduos gerados e panfletos distribuídos, e a destinação correta para esses materiais, além de ensinar a separar melhor lixo para encaminhá-lo à reciclagem. No dia 25, outro grupo irá propor a troca de copos plásticos por canecas duráveis aos professores da universidade. Por último, no dia 2 de outubro, os resíduos externos, como aqueles gerados em bares nos arredores da Uniara, serão tema de mais um grupo. Muita gente joga lixo no chão, e a ideia é exatamente chamar a atenção para isso”, explica.

A coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, aprovou a atividade. A Mayla teve essa ideia de desenvolver vários projetos relacionados à questão do ambiente, dentro da universidade, para ver o que poderia melhorar em relação ao lixo gerado, ao conforto e a outros fatores, e achei muito interessante porque os alunos estão aprendendo na prática como poderiam ser trabalhadas essas questões. Achei maravilhoso”, declarou.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *