BrasilSLIDER

Bueno de Andrada completa 119 anos

Bueno de Andrada completa 119 anos
Desenvolvimento sustentável pelo turismo, rural com gastronomia, aventura e ecológico, é vocação econômica que se estrutura na localidade rural em Araraquara

03OUT2017|  7:04 - Théo Bratfisch - Foto: Divulgação

O distrito de Bueno de Andrada completou 119 anos de existência em 1º de outubro e a data de fundação é alusiva à inauguração da Estação Ferroviária de Bueno de Andrada, antiga estação Itaquerê inaugurada em 1º de outubro de 1898, quando se formou a vila rural do único distrito rural no município paulista de Araraquara.

O Desenvolvimento sustentável pelo Turismo, rural com gastronomia, aventura e ecológico é vocação econômica inerente em Bueno de Andrada. O Conselho Municipal de Turismo foi reformulado recentemente em agosto de 2017, mas não foi oficializada a posse aos membros, o que suspende de fato sua atividade no município. O segmento de Turismo Rural se estrutura em cadeia produtiva no município e região. Capacitação técnica para o Turismo Rural aos pequenos produtores da agricultura familiar é o caminho que percorre o interior paulista. Entidades e Instituições se organizam com os órgãos municipais para contribuírem com o desenvolvimento desse setor da economia que não para de crescer, promove cidadania, gera trabalho, empregos e renda no meio rural.

Na vila urbanizada do distrito há cerca de uma dezena de quarteirões com 90 famílias e mais 320 nos assentamentos ao seu redor com cerca de 2.000 moradores na localidade. Tem como principais atrativos a Estação Ferroviária datada de 1898 onde atualmente passa importante ramal ferroviário com grande movimento de carga e a Capela Sagrado Coração de Jesus com datação de construção entre 1912 a 1926, além da pracinha central onde se localiza o pequeno comércio gastronômico local, com destaque ao principal quitute, as coxinhas, a partir de 2001.

Em 2009 aconteceu o primeiro festival cultural-gastronômico em Bueno de Andrada, o Festival do Pastel & Caldo de Cana e em 2010 a primeira edição do Festival Delícias do Milho e juntos esses eventos tem potencial comprovado para atrair anualmente o fluxo turístico em 90 mil visitantes e turistas para a vila rural e que promovem o destino turístico rural durante o ano todo. Serão reativados com a publicação no calendário turístico nacional 2018.

Em 2011 foi instituído o Hino do Distrito de Bueno de Andrada. A letra do Hino a Bueno é de autoria de Sergio Rossetti conhecido como Sérgio Poeta e a música de Araquem Paiva Ferreira, conhecido como Araquem Petros. A letra narra a história e os bens históricos, como no refrão: “Seja bem vindo a Bueno de Andrada, o nosso braço te abraça. O sino da igreja, bucólica praça, o apito do trem quando passa”.

Nesse período, pela visibilidade da localidade com a realização dos eventos turísticos, muitas melhorias e benfeitorias foram realizadas pela prefeitura municipal, como o serviço de Internet comunitário e a implantação do programa internet para a população, recapeamento em 100% das ruas e avenidas, manutenção da estação de tratamento de água e esgotos e recuperação da vicinal, construção de sanitários públicos na praça, reforma da escola municipal, implantação de base comunitária da Polícia Militar, melhorias no salão comunitário e a construção da nova Unidade de Saúde da Família.

Instituída juridicamente em 2015, ao dezoito dias do mês de aniversário do distrito araraquarense, a ABATur –  Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, entidade pioneira no desenvolvimento de suas atividades estatutárias na Comarca de Araraquara e Região, defende a implantação do Museu da Roça de Bueno de Andrada e do Trem Turístico. O primeiro museu regional do homem do campo e no meio rural virá transformar a área num ponto atrator regional como equipamento turístico estadual e indutor do Turismo Rural para os atrativos que se estruturam em formato de produtos e serviços turísticos como novos negócios no campo. Proposta para Trem Turístico visa a restauração de uma locomotiva com quatro vagões de passageiros para passeios de turistas e visitantes entre as estações ferroviárias de Araraquara e de Bueno de Andrada com uma parada no Parque Pinheirinho, tem apoio institucional da Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal de Araraquara, CEE Parque dos Trilhos.

Na foto retrata a estação ferroviária, o desenho premiado com o título ‘Seja Bem-vindo à Bueno de Andrada’, do aluno Gabriel Espírito Santo, 1° lugar na categoria do concurso escolar em 2014 para a exposição da Escola do Campo de Ensino Fundamental e CER do Campo Eugênio Trovatti, de Bueno de Andrada.

Recurso estadual para o Turismo Rural em Araraquara

Em audiência pública da Assembleia Legislativa de São Paulo, realizada em 29 de setembro na Câmara Municipal de Araraquara, a ABATur protocolou o Projeto Turismo Rural 2018, que recomenda investimentos em projetos turísticos para Bueno de Andrada que somam R$ 540 mil, para emenda ao Orçamento do Estado em 2018, através do presidente da Alesp, aos cuidados do deputado estadual Cauê Macris, para distribuição de cotas de participação aos parlamentares ‘amigos do Turismo’. O Orçamento 2018 levará em conta a novidade da garantia de que as emendas parlamentares propostas pelos deputados estaduais serão atendidas e institui o orçamento impositivo para transferência de recursos aos municípios a pedido dos parlamentares, equivalente a R$ 3 milhões para cada deputado estadual.

 

Sem ambulância se vai de carriola ao Posto de Saúde

O Posto de Saúde de Bueno de Andrada não tem ambulância para atendimento dos moradores da vila e da população que vive no entorno nos dois assentamentos rurais estaduais, Horto de Bueno e Monte Alegre, como também, na região da Chácara Flora. Existe recente relato de uma mãe que levou o filho adulto para atendimento de emergência no Posto de Saúde dentro de uma carriola de mão devido ao peso do rapaz e até hoje esse direito da população não teve apresentada uma solução efetiva.

Também, desde a instalação do pedágio municipal, não existe o serviço de ambulância para atender os acidentes na estrada vicinal municipal que liga Araraquara e Matão passando por Bueno de Andrada. Considerando que a cobrança de pedágio exigiria a obrigatoriedade do serviço de atendimento de emergência com UTI MóveI, a propositura da ABATur é que em contrapartida à população, a viatura municipal sirva em tempo integral ao Posto de Saúde local.

Estação de Bueno de Andrada pode desabar

A Estação Ferroviária de Bueno de Andrada, que inclui a casa contígua, devido a falta de conservação está rachando ao meio e nenhuma medida protetiva efetiva foi tomada pela administração municipal. Em se tratando de patrimônio histórico, mesmo com resistência da Secretaria Municipal da Cultura, através da coordenadoria para a preservação do patrimônio histórico e cultural em Araraquara, os bens materiais (imóveis históricos) e os imateriais (cultura e saberes rurais) relacionados em Inquérito Civil junto ao Ministério Público Federal, prevê a tomada de medidas protetivas para a preservação da memória e conservação, que devem ser cumpridas pela Prefeitura, por se tratar de Patrimônio Brasileiro, conforme previsto juridicamente na Constituição Federal e a Câmara Municipal de Araraquara se atenta para cobrar o cumprimento da legislação vigente no país em âmbito municipal.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *