Araraquara

Câmara municipal de Araraquara – Resumo

Câmara municipal de Araraquara
Resumo das atividades dos vereadores nesta sexta (24)

25MAR2017| 7:50 – Imprensa CAM

Pais reclamam de estado precário do CER no Parque Infantil
Vereador Rafael de Angeli se ofereceu para buscar uma solução para os problemas

O vereador Rafael de Angeli (PSDB) recebeu, na noite da última quarta-feira (22), no Plenarinho da Câmara Municipal, pais de alunos do CER “Leonor Mendes de Barros”, localizado no Parque Infantil, na região central da cidade, que necessita de diversas melhorias.

De acordo com os pais, as principais prioridades são o teto, que apresenta diversas goteiras, e a pavimentação – o local está repleto de buracos e mato alto. “Já nos falaram para não levar as crianças em dias de chuva”, afirmou um dos pais.

Os pais também relataram a presença de diversas árvores com galhos soltos que podem cair e atingir alguma criança. “A manutenção não está sendo efetiva. Um local com crianças não poderia deixar o mato crescer tanto. Além disso, os brinquedos estão deteriorados, inclusive já aconteceram alguns acidentes, e as areias precisam ser trocadas, pois há muitos gatos por ali. A cerca também não está firme, qualquer um pode ter acesso à escola”, informaram.

“Minha esposa estudou aqui, falou que era referência, mas não é o que vemos hoje. O acesso é muito facilitado, qualquer um pode pegar seu filho na escola. Fiz o teste outro dia com parentes. É o nosso filho que está lá”, disse um pai. “Há uns cinco anos, a escola não estava deste jeito, falta uma melhor administração. Vemos apenas dois funcionários para a limpeza”, completou uma mãe.

Angeli propôs levar a secretária de Educação, Clélia Mara Santos, ao local para “analisarmos a situação e para conversarmos com a diretoria, juntamente com algum representante dos pais”.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskWFLeCr

______________________________________________________________

Câmara adere ao movimento Hora do Planeta

No próximo sábado (25), prédio do Legislativo apagará todas as suas luzes durante uma hora

A Câmara Municipal de Araraquara participará, no próximo sábado (25), da maior mobilização mundial de combate ao aquecimento global, organizada pela ONG WWF Brasil. Durante uma hora, das 20h30 às 21h30, o Legislativo manterá todas as luzes de sua sede apagadas.

De iniciativa da vereadora Juliana Damus (PP), a ação terá apoio também da Prefeitura e do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE).

“Esta manifestação de conscientização possui caráter educativo, e, certamente, esta adesão do Poder Legislativo fortalecerá a disseminação de outras adesões, tanto por parte das pessoas jurídicas quanto físicas com domicílio em Araraquara”, afirma a parlamentar.

Em 2016, a Hora do Planeta chegou a 178 países e territórios, em mais de 9 mil cidades e vilas. Para participar, basta manifestar a adesão pelo site www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta

_______________________________________________________________

Para o vereador Zé Luiz, apoio empresarial ao time de futsal é dez

A equipe de futebol de salão de Bueno de Andrada representa Araraquara na 21ª Taça EPTV de Futsal, da qual participam 36 times paulistas – e está otimista. “No ano passado, chegamos às quartas de final. Este ano, queremos disputar o título e estamos em um patamar muito bom. Tanto que os adversários vêm nos enfrentar com a força total. Eles sabem que estamos competindo seriamente”, conta o diretor técnico da equipe, Marcelo Eduardo Teixeira. O time é composto por 15 atletas não federados, com idades entre 20 e 28 anos, além de cinco membros da comissão técnica. Entre seus apoiadores, está o vereador Zé Luiz (PPS), apaixonado por futebol desde a adolescência – foi nos tempos da Ferroviária que ganhou o apelido de Zé Macaco.

Zé Luiz acompanhou o diretor técnico a uma visita ao empresário Paulo de Freitas, um dos patrocinadores da equipe, para a entrega simbólica de uma camiseta número 10. Freitas e sua esposa Sônia são os proprietários das famosas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada. “A associação entre Bueno de Andrada e as nossas coxinhas é inevitável. Por isso, nada mais natural do que apoiar o nosso time com a nossa marca. Além disso, gosto muito do esporte e sei como é importante poder contar com um patrocínio”, declara Freitas.

O apoio começou a dar frutos. No dia 23 de março – coincidentemente, a data de aniversário de 16 anos da empresa –, a equipe estreou com vitória no campeonato, derrotando Analândia por 5 a 0 no Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão. O aniversário, na verdade, é da publicação da crônica de Ignácio de Loyola Brandão no jornal “O Estado de S. Paulo”, que tornou o local conhecido em todo o país.

O parlamentar vibrou com o time e espera mais partidas emocionantes em breve. “O esporte, apesar de ser uma área extremamente importante para a formação das nossas crianças e jovens, não recebe os investimentos necessários do governo. Para chegar às primeiras posições, os times têm de vencer as mais variadas dificuldades. Às vezes, algo simples, como uma bola para treinar, acaba se tornando um grande entrave. Por isso, ações como a de Paulo Freitas são fundamentais e precisam ser reconhecidas”, avalia.
Fotos disponíveis no site: https://flic.kr/s/aHskTGmGvr

Yashuda prestigia formatura da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp

O presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) representou a Câmara Municipal de Araraquara nessa sexta-feira (24) a Sessão Solene da Congregação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp, campus de Araraquara, para a Colação de Grau dos formandos em Farmácia-Bioquímica, Turma  “Prof. Aristeu da Rosa” (Turma 83). A cerimônia foi realizada no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, no CEAR. Yashuda compôs a mesa de honra ao lado do diretor da FCF, Prof. Dr. Luis Vitor Silva do Sacramento, do homenageado Prof. Dr. João Aristeu da Rosa, dos paraninfos da turma Profa. Dra. Rosângela Gonçalves Peccinini e Prof. Dr. Jean Leandro dos Santos, da patronesse Profa. Dra. Mara Cristina Pinto, do farmacêutico Evandro Lucas Yashuda, diretor regional do Conselho Regional de Farmácia (CDF), Seccional de Araraquara e dos demais professores da Congregação da FCF.  O auditório estava lotado de familiares, amigos e convidados 38 formandos da Turma 83. “Agradeço o convite do diretor Luis Vitor do Sacramento e da vice-diretora Ana Marisa Fusco Almeida. Estudei e me formei na FCF/Unesp e me sinto muito honrado em participar dessa formatura, agora como presidente da Câmara Municipal”, disse Yashuda.

_____________________________________________________

Moradores do Capão dos Angicos ainda precisam de ajuda

A população conversou com o vereador Roger Mendes relatando os problemas que vem enfrentando após alagamento do local no início do mês

Ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Aparecida da Silva, a Cidinha, o vereador Roger Mendes (PP) foi acompanhar de perto as condições dos moradores do Capão dos Angicos, acampamento localizado no fim do bairro Jardim das Hortênsias, que ficou alagado após a chuva do dia 6 de março, deixando várias famílias desabrigadas.

Os moradores relataram ao parlamentar as dificuldades enfrentadas diariamente e os prejuízos que tiveram com a tragédia. “Precisamos de cômoda, botijão e fogão. Estamos fazendo a comida à lenha por não termos condições. Plantamos, mas a chuva levou tudo”, contaram, lembrando que são cerca de 50 famílias no local.

Outra moradora falou da necessidade de uma cama de casal e uma cômoda. “Na hora da água entrando, puxamos tudo e estragou”, contou.

“Isso aqui é para pessoa corajosa. Vai fazer quatro anos que estou aqui e já aconteceu muita coisa. Aquilo (alagamento) não foi novidade”, afirmou mais uma moradora.

Mendes e Cidinha destacaram a presença de agentes comunitários de saúde no local. “O CRAS já fez um cadastro, e agora estamos fazendo o cadastramento da Saúde também”, afirmou uma das agentes. Ambos frisaram a importância de uma maior atenção dos moradores com barris de água destampados. Em alguns já é possível visualizar algumas larvas do Aedes aegypti. “Aqui sofremos muito com a dengue já”, completou uma moradora. Cidinha afirmou que já foi formada uma equipe da Prefeitura para solucionar a questão do Capão dos Angicos.

Segundo um morador, no início, o acampamento contava com cerca de 700 famílias de Araraquara e de cidades próximas como Américo Brasiliense, Santa Lúcia e Rincão, mas a maior parte foi para o assentamento em Bueno de Andrada.

“Viemos para conhecer a realidade do local e ver de que maneira podemos ajudar”, afirmou o vereador, lembrando que as famílias ainda precisam de doações. Quem puder contribuir com camas, cômodas, alimentos, entre outros donativos, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade pelo telefone (16) 3331-5406.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskRtNfym

__________________________________________________________________________________

Vidas e lutas de mulheres brasileiras é tema de palestra da Escola do Legislativo

Em celebração ao Mês da Mulher, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara promoveu, na última quinta-feira (23), a palestra “Mulheres Brasileiras: Vidas e Lutas”, ministrada por Edna Martins, da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), do Governo do Estado de São Paulo, no Plenarinho da Casa de Leis.

O foco da exposição foi problematizar o contexto da mulher no Brasil, suas conquistas e necessidades futuras. Edna ressaltou o papel de mulheres com atuações de destaque na história do país, como Mietta Santiago, a primeira brasileira a exercer plenamente seus direitos políticos, de votar e ser votada.

Em relação à violência contra a mulher, a palestrante apontou a importância da luta para o combate deste problema social. “Nós precisamos mobilizar os corações, não só das mulheres, mas também dos homens. Para a gente conquistar, a gente tem que lutar”, destacou a diretora da Drads.

O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), e o presidente da Escola do Legislativo, Rafael de Angeli (PSDB), participaram do evento.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskWwoRSu

 

 

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *