Saúde & Cuidados

Caminhonetes reforçam combate ao Aedes aegypti

Caminhonetes reforçam combate ao Aedes aegypti
   Até junho deste ano, foram notificados ao Ministério da Saúde 171.582 casos prováveis de dengue em todo o país

9:17|AGÊNCIA SAÚDE/ Gustavo Frasão |2018JUL15| 

erão sete veículos para auxiliar no enfrentamento às doenças provocadas pelo Aedes aegypti, como zika, dengue e chikungunya

O estado de Tocantins terá reforço de sete caminhotes para auxiliar no combate às endemias. Os veículos serão utilizados, principalmente, para reforçar as ações em sete municípios contra o mosquito Aedes Aegypti, responsável por doenças como zika, dengue e chikungunya. Os municípios contemplados nesta sexta-feira (13) foram Ananás, Axixás do Tocantins, Babaçulândia, Colinas, Goiatins, Nova Olinda e Wanderlândia.

“Contamos com apoio de todos para combater não apenas as endemias relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti, mas todas as demais endemias. Todos nós, individualmente, somos responsáveis por ações de prevenção e promoção à saúde”, destacou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que participou de agenda no estado.

Até junho deste ano, foram notificados ao Ministério da Saúde 171.582 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 10,7% em relação ao mesmo período de 2017 (192.199). Em relação ao número de óbitos, foram 77 neste ano, uma redução de 33% em relação ao mesmo período de 2017 (115 mortes). Em 2018 região Centro-Oeste apresentou o maior número de casos prováveis (64.563) em relação ao total do país. Em seguida aparecem as regiões Sudeste (51.172), Nordeste (42.659), Norte (11.072) e Sul (2.116).

Hospital integra projeto pioneiro

Ainda na capital, o ministro da Saúde visitou as instalações do Hospital Geral Dr. Francisco Ayres, conhecido como Hospital Geral de Palmas. O hospital, que é de grande porte, e especializado em procedimentos de média e alta complexidade, principalmente aqueles voltados para traumatologia e transplante de córnea. A unidade conta, atualmente, com 395 leitos por meio do SUS, sendo 41 de UTI.

Desde julho de 2017, o Hospital Geral de Palmas participa do projeto Lean nas Emergências, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (SP) por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). O projeto tem como foco melhorar o atendimento nas urgências e emergências de hospitais que atendem pelo SUS. No Brasil, seis hospitais são pioneiros na implantação da metodologia Lean, sendo o Hospital Geral de Palmas, uma dessas unidades.

A iniciativa busca organizar fluxos internos para aperfeiçoar recursos, espaços e insumos por meio de ferramentas. Um dos processos, por exemplo, mede a superlotação das emergências a partir de parâmetros como taxa de ocupação dos leitos, número de leitos, tempo de passagem pela urgência, o tempo de alta, entre outros. No Hospital Geral de Palmas, o diagnóstico apontou justamente dificuldades na saída de pacientes da internação. Desta forma, equipe do Hospital Sírio Libanês organizou curso com profissionais da instituição para qualificar os fluxos. Atualmente, o hospital está em fase de consolidação das atividades.

“Essa unidade tem melhorado sua gestão de urgência e emergência e qualificado sua funcionalidade, com diminuição no tempo de internação e possibilidade de internação aos que mais precisam e aguardavam no corredor. Já são mais de 30 dias sem nenhum paciente no corredor, o que é uma grande conquista. Na prática, esse medida organiza todo o processo e quem ganha com isso é a população”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Outras unidades de saúde

O ministro também foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) norte, que tem capacidade de realizar, em média, 6,7 mil atendimentos de urgência e emergência por mês, ao ambulatório de Atenção a Saúde (AMAS) e Centro Oncológico de Palmas, clínica que será credenciada para atendimento oncológico.

Por Gustavo Frasão, da Agência Saúde

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *