Araraquara

Campanha de conscientização no trânsito é lançada em Araraquara

Campanha de conscientização no trânsito é lançada em Araraquara
Proposta feita pela vereadora  tem como meta reduzir número de acidentes e mortes

9:07 |Assessoria de Imprensa |2018ABR24 

Após meses de planejamento, a Campanha pela Paz no Trânsito foi lançada, na manhã desta segunda-feira (23), em uma solenidade na sede da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. O evento contou com a presença de vereadores, secretários do Executivo, membros de motoclube e agentes de trânsito e da Guarda Municipal.

Com o tema “Para a vitória da vida, é preciso zerar a violência no trânsito”, o objetivo da ação é conscientizar os condutores de veículos sobre a importância do respeito entre si, visando preservar vidas, principalmente a dos motociclistas. A ideia foi proposta pela parlamentar Thainara Faria (PT), que procurou os órgãos do Executivo relacionados à causa, como o setor de Publicidade (Secretaria de Comunicação) e de Trânsito (Coordenadoria de Mobilidade Urbana).

Anjos do Trânsito

O evento começou com uma apresentação do grupo teatral “Anjos do Trânsito”. Atuando há mais de dez anos, a equipe reproduziu ao público cenas de intolerância entre motociclistas, motoristas e ciclistas. Ao final, a mensagem deixada envolveu a necessidade de haver a uma relação pacifica entre os condutores.

O presidente do motoclube Místicos do Asfalto, Alexandre Henrique Pereira, enfatizou a discriminação sofrida pelos usuários de motos. “Quando aparece nos sites de notícias que um motoqueiro assaltou determinado local, na verdade foi uma pessoa utilizando uma moto quem praticou tal ato. Então, há uma recriminação no uso da palavra”, afirmou.

Redução nos acidentes

O coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, parabenizou a iniciativa de Thainara e ressaltou a redução de óbitos no município em 2017. “Conseguimos um resultado excelente na cidade, monitorado pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, um órgão pertencente ao DETRAN. Reduzimos de 30 para 14 o número de mortes, sendo a cidade do Estado de São Paulo que teve a maior redução de acidentes no trânsito”, disse.

O secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Júnior, destacou a importância da nova campanha. “Durante meus 21 anos de carreira profissional na Polícia Rodoviária eu vi famílias sendo destruídas. Essa ação que está sendo lançada hoje ajudará a reduzir ainda mais os acidentes”, pontou.

Periferia tem acidentes com motos

A vereadora Thainara Faria lembrou que tudo começou com sua preocupação em relação aos altos índices de colisões entre condutores, sendo a classe da periferia a mais prejudicada, pois a maior parte dos jovens utiliza as motos como meio de vida.  A parlamentar disse que a campanha também terá inserção em grandes empresas com palestras. “Estou feliz e honrada por contribuir, mesmo que minimamente, para que Araraquara continue sendo referência na redução de tragédias no trânsito”, falou.

O prefeito Edinho Silva (PT) aproveitou a ocasião para reconhecer o trabalho realizado pelos agentes de trânsito e da Guarda Municipal. Além disso, agradeceu o apoio da Câmara no projeto. “Tenho procurado valorizar muito o serviço dos vereadores, e nessa ocasião parabenizo a Thainara pelo esforço na campanha, pois o processo educacional sempre dá melhores resultados”, afirmou. O chefe do Executivo adiantou que há planos para a criação de ciclofaixas e faixas exclusivas de motos nos principais corredores da cidade.

Além de autoridades ligadas ao governo municipal, como coordenadores e secretários, o evento contou com a presença dos vereadores Roger Mendes (PP), Cabo Magal Verri (MDB), Lucas Grecco (PSB) e representante do vereador Rafael de Angeli (PSDB).

Confira mais fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmexGkgh

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *