Araraquara

Campanha para arrecadar recursos a pacientes com câncer continua em 2019

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara 

Projeto, indicado pela vereadora Juliana Damus, auxilia instituições que cuidam de pessoas acometidas pela doença

 

Estão disponíveis nos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) as folhas contendo informações sobre a campanha “IPTU Solidário”, proposta pela vereadora Juliana Damus (Progressistas), atendendo à sugestão do grupo Chá de Lenços Único, e que consiste em doações espontâneas a instituições que acolhem e tratam pessoas com câncer.

O assunto foi debatido pela parlamentar em reunião com o prefeito Edinho Silva (PT) na sexta-feira (4). A Prefeitura prevê uma campanha de divulgação, assim como aconteceu no ano passado, com a “Modelo de Solidariedade”.

  “No carnê do IPTU, consta uma folha com todas as informações da campanha, inclusive com o número da conta, para a pessoa doar quanto quiser e puder”, explica a vereadora.

As arrecadações serão destinadas para a conta de um fundo municipal criado especialmente para este fim e repassadas às Ongs do município que assistem pessoas em tratamento contra o câncer. Novamente neste ano, as entidades beneficiadas serão a Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca) e o Espaço Esperança.

“Toda ajuda será bem-vinda às instituições da cidade que oferecem serviços gratuitos não só ao paciente oncológico, mas a toda família”, finaliza Juliana.

Modelo de solidariedade

Em 2018, a campanha foi marcada pela presença da modelo araraquarense Kahena Paula, que lutava há quase dois anos contra o câncer e acabou falecendo em março.

Chá de Lenços Único

 O grupo existe em Araraquara há quatro anos com objetivo de dar apoio às pessoas vítimas de qualquer tipo de câncer. Entre as ações dos integrantes, está o apoio aos pacientes e seus familiares, através da troca de experiências, auxílios por meio de donativos, no transporte para tratamento, bem como alimentação específica. Composto por aproximadamente 100 pessoas, não tem fins lucrativos e atua por meio de contribuições que são repassadas aos pacientes quando necessitam.

Sobre as instituições

Lacca – Instituição sem fins lucrativos que há mais de 20 anos presta assistência às pessoas carentes com câncer e seus familiares. Atualmente, disponibiliza aos pacientes em tratamento oncológico, 16 funcionários que prestam atendimento psicológico, fisioterápico e social, e estão dispostos a oferecer todo o suporte necessário aos pacientes. Sobrevive integralmente de doações recebidas diretamente através dos serviços de telemarketing, ofertas empresariais, da sociedade civil e também de inúmeras escolas, igrejas e associações que promovem eventos de arrecadação de recursos e indiretamente através da venda de produtos doados à loja de usados da entidade.

Espaço Esperança – Entidade fundada em abril de 2007, composta por voluntários sem vínculos políticos, partidários ou religiosos, cujo trabalho consiste no atendimento multidisciplinar humanitário e profissional gratuito a pacientes com câncer, bem como familiares e/ou cuidadores, independente de raça, credo, idade, sexo e condições sócio econômicas. Trabalha com duas frentes de trabalho voluntário: a primeira é formada por profissionais que atendem e dão suporte aos pacientes, entre eles fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas; já a segunda é responsável por dar suporte aos profissionais e são voluntários que organizam campanhas de arrecadação de doações, arrecadam lacres de latinhas de cerveja/refrigerante, jantares beneficentes, bingos, e buscam recursos junto à iniciativa pública e privada para melhorias no atendimento aos pacientes e para construção da sede própria. Hoje atende mais de 40 pacientes semanalmente, alguns desses com mais de um atendimento por dia. Os pacientes são em sua maioria carentes, havendo necessidade, para alguns, de ajuda com transporte e alimentação.

Serviço

Campanha IPTU Solidário

Banco: Banco do Brasil

Agência: 0082-5

Conta corrente: 95.448-9

CNPJ: 45.276.128/0001-10

www.araraquara.sp.gov.br/iptusolidario

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *