Gastronomia & Saúde

Câncer do pulmão, pão branco seria o novo tabaco

Câncer do pulmão, pão branco seria o novo tabaco, serão os hidratos de carbono refinados o novo tabaco?

Que os alimentos feitos à base de produtos refinados – farinha e açúcar – não são benéficos para a saúde,  a ciência tinha dito, mas há um novo motivo para excluir o pão e as massas brancas da alimentação: o risco de câncer do pulmão.

Segundo um estudo da Universidade do Texas (Estados Unidos), os alimentos com um índice glicêmico elevado (IG) – como aqueles que são feitos à base de refinados, descritos como brancos (pão branco, massa branca, bolos, cereais, etc.) – aumentam o risco de câncer do pulmão… especialmente em quem não fuma.

Stephanie Meljonian, autora do estudo, diz que a investigação concluiu que o risco de câncer do pulmão nas pessoas que ingerem frequentemente alimentos com um alto IG é 49% maior do que aqueles que fazem uma dieta à base de alimentos com baixo IG, ou seja, à base de vegetais e grãos e cereais integrais, lê-se no Science Daily. E a porcentagem de risco torna-se mais notória quando em causa estão pessoas que não têm o hábito de fumar.

As dietas à base de alimentos com um índice glicêmico alto, isto é, feitas à base de hidratos de carbono (HC) simples, levam ao aumento dos níveis de glicose no sangue e insulina, o que eleva os problemas no fator de crescimento semelhante à insulina (IGFs).

A investigação foi publicada no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention e envolveu dados de mais de 4.400 pessoas.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *