Brasil

CDMF lança o Vacinax, game que valoriza a importância da vacinação 

CDMF lança o Vacinax, game que valoriza a importância da vacinação
   O Vacinax, o papel do jogador é o de controlar um Linfócito-T e vagar por entre as células do corpo humano (um labirinto), enquanto…

8: |ID News/José Angelo Santilli|2018AGO08| 

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF- CEPID – FAPESP), acaba de lançar o Vacinax, um game que tem o intuito de incentivar a vacinação e também reforçar sua importância.

“O lançamento deste jogo é bastante oportuno diante da divulgação de estatísticas que indicam uma diminuição no país na vacinação contra doenças como poliomelite, sarampo, coqueluche e difteria”, avalia o professor Elson Longo, diretor do CDMF.

O Vacinax, o papel do jogador é o de controlar um Linfócito-T e vagar por entre as células do corpo humano (um labirinto), enquanto identifica e destrói células infectadas, ou que possuem algum tipo de antígeno. Inicialmente, por não possuir anticorpos específicos, o linfócito não é capaz de identificar todas as células comprometidas.

Porém, ao progredir no jogo, o corpo humano em que o jogador se encontra é vacinado e então o jogador pode escolher quais aspectos ele deseja melhorar nas suas células de defesa. Dentre as melhorias estão; o tempo de vida do linfócito, a capacidade de identificar mais células infectadas e a quantidade de células que o lifócito consegue destruir.

A vitória é alcançada quando o jogador conseguir identificar e destruir todas as células infectadas no corpo. Além disso, o jogo também conta com várias informações valiosas sobre vacinação e sua importância, que vão sendo mostradas para o jogador enquanto ele progride!

Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais do audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), que atua em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UNESP, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Crédito imagens: Divulgação/CDMF 

Conheça mais:

https://www.facebook.com/ludoeducativo/posts/1964483500305166

http://www.ludoeducativo.com.br/pt/play/vacinax

 http://www.cdmf.org.br/

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *