BrasilSLIDER

CDMF publica Livro sobre Materiais Funcionais pela editora Springer

CDMF publica Livro sobre Materiais Funcionais pela editora Springer
Entre os materiais funcionais complexos tratados no livro, estão semicondutores, óxidos metálicos

07AGO2017|  14:42 - JOSÉ ANGELO SANTILLI

Os professores Elson Longo, diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), e Felipe A la Porta, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, editaram o livro “Recent Advances in Complex Functional Materials”, publicado pela Springer. A edição reúne textos de diversos pesquisadores acerca das recentes ideias e perspectivas sobre as propriedades físicas e químicas de materiais funcionais complexos. O objetivo é relacionar tais propriedades com a estrutura molecular dos materiais e, ainda, rever por diferentes perspectivas as interpretações teóricas de resultados experimentais de compostos nanométricos. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP.

Entre os materiais funcionais complexos tratados no livro, estão semicondutores, óxidos metálicos, materiais puros, poliméricos e baseados em carbono. Os textos abordam desde os métodos de fabricação até as propriedades e potenciais de aplicação nos campos da nanotecnologia. O livro aponta para questões teóricas e resultados experimentais sobre a habilidade de sintetização de materiais com composição química controlada, estrutura cristalográfica e morfologia definida e as diferentes estratégias de caracterização. Além disso, discute desafios e oportunidades do desenvolvimento de novos materiais funcionais capazes de resolver problemas associados a energias renováveis, saúde e sustentabilidade ambiental, a partir do entendimento das propriedades físicas e químicas destes materiais em diferentes campos tecnológicos.

Com o intuito de auxiliar o processo de descoberta de novos materiais, os editores convidaram especialistas no assunto para colaborar com capítulos de forma a abranger o maior número possível de disciplinas entre as que estão envolvidas nos processos com os materiais em questão.

Por suas abordagens em diferentes campos de estudo, como física, química e engenharia de materiais, e seu enfoque em estratégias de pesquisa que une teoria, simulação e experimentos, a publicação é uma importante ferramenta para estudantes e pesquisadores que buscam novas direções científicas e tecnológicas nas aplicações e funções de materiais funcionais complexos. O livro pode ser encontrado no site da editora. (http://www.springer.com/us/book/9783319538976#aboutBook)

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *