AraraquaraSLIDER

CEC Aléscio Gonçalves dos Santos é modelo de educação complementar de qualidade

CEC Aléscio Gonçalves dos Santos é modelo de educação complementar de qualidade
Vereadores Rafael de Angeli e Roger Mendes verificam demandas da instituição escolar

08MAI2017- Educação Complementar

Cerca de 530 estudantes de idades entre 5 a 16 anos (frequentando do 1º ao 9º ano escolar) dos bairros Valle Verde, São Rafael, Indaiá, Parque São Paulo e Jardim Selmi Dei participam cotidianamente de atividades culturais, esportivas e de lazer oferecidas pelo Centro de Educação Complementar (CEC) “Aléscio Gonçalves dos Santos”. A fim de conhecer melhor as atividades e as necessidades de alunos e educadores da instituição, os vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (PP) foram recebidos pela diretora Ana Paula Franzini Peres na tarde da última quarta-feira (03).

No CEC, as crianças e os adolescentes têm à disposição uma Sala Verde, com biblioteca e computadores; uma sala de pesquisa ambiental com posto de coleta de pilhas e baterias; um pomar com verduras e frutas plantadas por eles mesmos; sala de informática; oficina de música; uma sala de relações, com brinquedos, fantasias, filmes, jogos de montar e vários materiais para estimular o imaginário; e uma oficina de prática e organização cotidiana, onde as crianças aprendem bordado, culinária, confecção de máscaras e outras atividades que trabalham a sua manualidade.

Os alunos das 26 turmas distribuídas nos períodos matutino e vespertino também participam de atividades externas, como visitas a parques de diversões, práticas esportivas no Pinheirinho todas as sextas-feiras, um recente piquenique na Ferroviária, passeios pela cidade e até mesmo viagens. Nos últimos anos, os estudantes do CEC já conheceram Peruíbe (SP) e Ubatuba (SP), com uma esticadinha a Paraty (RJ) e visita a uma comunidade quilombola. A turma atual está se preparando para conhecer Fortaleza (CE) no ano que vem. Para muita gente, será a primeira viagem de avião. “Essas atividades ampliam o capital cultural das crianças. Quando elas têm a oportunidade de ver uma realidade diferente, podem almejar algo melhor. É um estímulo para buscar uma vida melhor”, explica Ana Paula.

Embora, de um modo geral, a escola esteja em boas condições de manutenção e funcionamento, a diretora aponta algumas melhorias que poderiam ser realizadas. “A mais premente, que já é uma reivindicação antiga, é a construção de uma quadra coberta”, conta. Atualmente, as práticas esportivas são realizadas no Parque do Pinheirinho, onde muitas vezes as quadras já estão ocupadas por outros usuários. Além disso, muitas apresentações de alunos e eventos para arrecadar recursos precisam ser realizados fora da escola, por falta de um espaço adequado.

Ainda em relação a espaço, Ana Paula pede à Prefeitura a cessão de dois prédios vizinhos à escola: o Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara (CEAMA) e o Reciclando Vidas. Ambos estão desativados no momento. “Para nós, seriam espaços excelentes para as crianças. E acredito que seria interessante também para a Prefeitura, pois os prédios seriam bem cuidados e teriam um uso adequado, em vez de ficarem obsoletos”, declara.

Os vereadores comprometeram-se a intermediar o debate junto à Prefeitura, a fim de estudar possibilidades de cessão dos edifícios e de parcerias para a construção da quadra. “Entendemos a complexidade de se viabilizar, de fato, a construção de uma quadra coberta, mas faremos o possível para buscar ideias e alternativas”, aponta Roger.

O colega Rafael concorda, destacando a qualidade do ensino oferecido. “Eu gostaria que todas as escolas e todos os centros que trabalham com crianças fossem iguais a este. O que vi me parece de primeiro mundo. Sei que não é a nossa realidade, mas temos de buscar todo o auxílio possível e tentar levar esse modelo a outras instituições educacionais da nossa cidade”, observa. Já para Mendes, “quando a criança tem a oportunidade de participar, também no período oposto ao da escola regular, de atividades educacionais, ela recebe um complemento importante para a construção da sua cidadania”.
Fotos: https://flic.kr/s/aHskZ55MRw

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *