AraraquaraSLIDER

CEE Parque dos Trilhos acelera ritmo de levantamento do patrimônio histórico da ferrovia

CEE Parque dos Trilhos acelera ritmo de levantamento do patrimônio histórico da ferrovia
A recente liberação de recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 120 milhões, para a construção das …

12AGO2017|  6:45   -  IMPRENSA CAM

A Comissão Especial de Estudos (CEE) do Parque dos Trilhos reuniu-se na tarde da última quinta-feira (10) para dar prosseguimento ao projeto de ocupação da orla ferroviária. O objetivo do encontro – realizado entre os membros da CEE dedicados à preservação do patrimônio histórico – foi definir uma comissão técnica para visitar imóveis da área da ferrovia, a fim de propor ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara) quais prédios representam alvos de interesse para o patrimônio histórico-cultural da cidade.

A recente liberação de recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 120 milhões, para a construção das oficinas de manutenção de locomotivas e do posto de abastecimento na estação de Tutoia possibilitará a sequência do projeto de retirada dos trilhos da região urbana da cidade ainda este ano. Por isso, a Comissão sente a necessidade de acelerar o ritmo do trabalho. “Chegamos a um ponto, especificamente na temática do patrimônio histórico, em que temos de partir para coisas práticas. Agora temos pouco tempo para estabelecer quais são os imóveis que têm valor histórico, fazer um laudo técnico de cada prédio, marco, ponte, enfim, de cada ponto do pátio que achamos que deve ser preservado”, explica o presidente da Comissão, o vereador Elias Chediek.

A CEE definiu uma subcomissão que fará as visitas, acompanhada por um técnico de segurança do trabalho da Rumo, na próxima semana. Os membros são: os vereadores Elias Chediek (PMDB), Edson Hel (PPS), Paulo Landim (PT), Fabiana Vigílio (Coordenadoria de Preservação do Patrimônio Histórico), Juliana Oliveira (Secretaria de Cultura), Rogério Belmiro Tampelini (historiador), Alessandra Lima (Coordenadoria de Preservação do Patrimônio Histórico), Geraldo Godoy (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF) e Theodoro Bratfish (Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural – Abatur). O Compphara também será convidado a participar das visitas.

Fotos no site: https://flic.kr/s/aHsm6cgi1o

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *