Araraquara

CEI do DAAE de Araraquara, encontra vazamentos em reservatórios

CEI do DAAE de Araraquara, encontra vazamentos em reservatórios, mesmo após a tragédia com mortos e feridos

Esse é o balanço do primeiro boletim depois que 90% dos locais programados foram visitados

A CEI do DAAE, constituída na Câmara Municipal de Araraquara realizou reunião nesta sexta-feira e decidiu divulgar, a partir de agora, boletins regulares sobre a investigação. E neste primeiro boletim a CEI relata que, nas visitas feitas a 36 reservatórios e bombas de captação de água, dos 42 pontos na cidade, três reservatórios chamaram a atenção dos Vereadores.

O principal local, ao menos visualmente, é o reservatório de água do Jardim Martinez, próximo ao Hospital da Cana. Formações de lodo em vários pontos deixa claro que há vazamento de água. Diferente do reservatório acidentado na Vila Xavier, este é apoiado no solo e se eleva por cerca de cinco metros. Sua capacidade é para 1 milhão e 400 mil litros de água e estaria operando no seu volume total, segundo funcionários do DAAE que acompanharam a visita.

Os outros dois reservatórios que visualmente também chamaram a atenção dos Vereadores, por conta de vazamentos são os da Vila Xavier – próximo ao Tiro de Guerra – parte enterrado, parte aparente – e outro, no bairro do Carmo, com 4 milhões e 200 mil litros de água – apoiado no solo. O reservatório do Martinez equivale a 5.600 caixas d’água domésticas de 250 litros, enquanto o do Carmo equivale a 16.800 caixas d’água.

A CEI se antecipará ao fim das visitas e enviará ao DAAE ofício solicitando a emissão de documento técnico sobre as condições e possibilidade de manutenção – inicialmente destes reservatórios – qual o cronograma de manutenção e se há previsão financeira para os serviços.

Como programação para as próximas ações, a CEI concluirá a vistoria e depois iniciará a emissão de ofícios convocando as pessoas que prestarão depoimentos à comissão.

A Comissão Especial de Investigação – CEI – do DAAE foi criada para analisar as condições estruturais dos reservatórios de água da cidade de Araraquara, depois do rompimento de um reservatório na Vila Xavier, causando a morte de duas pessoas, no dia 11 de novembro do ano passado. A comissão é formada pelos vereadores Edio Lopes (presidente), William Affonso (relator), Farmacêutico Jeferson Yashuda e Juliana Damus.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *