Araraquara

CEO de Araraquara oferece serviços odontológicos de ponta à população

CEO de Araraquara oferece serviços odontológicos de ponta à população

7:51 | 2018NOV29 | IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  |

Os araraquarenses contam com serviço totalmente gratuito e de alta qualidade no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) “Prof. Dr. Raphael Lia Rolfsen”.

“Aqui não tem profissional ruim. Todos têm especialização, mestrado, alguns são doutorandos. Oferecemos um atendimento de ponta”, garante a gestora do CEO, Eloisa Marcantonio Boeck, que também é ortodontista e professora da Universidade de Araraquara (Uniara). Ela recebeu o vereador Roger Mendes (Progressistas) nas instalações do CEO na segunda-feira (26) para conversar sobre os avanços e as necessidades da entidade.

Paciente há mais de dois anos, Maria de Souza confirma a avaliação da gestora. “Sou muito bem atendida. Já fiz limpezas, obturações, arranquei um dente bem complicado e até passei por um neurocirurgião. A dentista que cuida de mim me telefona pessoalmente, de seis em seis meses, para confirmar as consultas. Tenho que manter os dentes saudáveis porque tenho problema de coração, sou paciente especial”, explica, referindo-se a uma das áreas de atendimento, destinada a pessoas de todas as idades com necessidades específicas, que podem envolver desde problemas comportamentais até síndromes e condições sistêmicas de saúde que requerem atenção. “Estamos conseguindo realizar o trabalho do modo que acreditamos ser o melhor para a população”, declara a dentista Jaqueline Leite, responsável pelo setor.

As outras áreas atendidas são cirurgia, endodontia, radiologia, prótese, periodontia, laboratório de prótese e diagnóstico bucal. No total, 15 dentistas compõem a equipe de 30 profissionais do Centro, que atende cerca de 500 pacientes por mês em nove consultórios bem equipados. O CEO também acomoda o almoxarifado climatizado de materiais odontológicos do município, conta com um “escovódromo”, onde as crianças aprendem a escovar os dentes da maneira correta, e promove campanhas de prevenção de câncer juntamente com a Secretaria da Saúde.

Demandas

 De um modo geral, o CEO de Araraquara apresenta ótimas condições de funcionamento, porém a gestora levanta alguns pontos que podem dinamizar ainda mais o trabalho. “Nossas instalações sempre tiram nota dez nas avaliações do Ministério da Saúde e não nos falta material nem pessoal, mas estamos preocupados com o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) da Prefeitura”, ressalva. “Dos nossos nove auxiliares, três já manifestaram interesse em aderir, e não há concurso aberto nem previsto para assumir novos profissionais. Recebemos pacientes de toda a rede de postos de saúde da cidade, é um volume enorme, e o trabalho dos auxiliares é fundamental”, explica. “Já temos uma lista de espera e teremos de treinar pessoas novas. Vai ser problemático para a gente.”

Outra questão apontada pela gestora relaciona-se a alguns procedimentos que o Centro não pode oferecer no momento. “Uma reclamação que aparece com frequência em nossos questionários de satisfação do paciente é a falta de um serviço de próteses de outro nível que não seja o total. Hoje em dia, só fazemos a prótese total, mas há uma demanda imensa para a substituição de poucos dentes, que é enviada para as universidades e centros de atendimento. Para atender a essa demanda, precisaríamos de um laboratório terceirizado”, diz Eloisa.

Outros serviços solicitados pelos pacientes e não oferecidos atualmente são ortodontia e radiografia panorâmica. “No nosso departamento de radiologia, implantamos radiografias de porte menor, mas temos de terceirizar a radiografia panorâmica para a DVI Radiologia, porque não dispomos do aparelho. Espaço físico tem de sobra, pois temos prédio próprio, mas custa bem caro”, acrescenta a gestora.

A última demanda diz respeito a pessoal: “Além da questão dos auxiliares, seria interessante termos concursos específicos para que, em caso de substituição, pudéssemos sempre trocar um especialista por outro”, sugere.

Mendes levará os temas à secretária da Saúde, Eliana Honain. “Teremos uma reunião esta semana, e incluirei os assuntos relacionados ao CEO. Os profissionais daqui proporcionam serviços de altíssima qualidade à população, e é um prazer oferecer à entidade todo o apoio que estiver ao nosso alcance”, conclui o parlamentar.

Fotos disponíveis no Flickr: https://flic.kr/s/aHsmrHqbEf

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *