Araraquara

Chediek apresenta Centro de Reabilitação ao presidente da Aspark

Chediek apresenta Centro de Reabilitação ao presidente da Aspark
O vereador e presidente da Câmara Municipal tem buscado formas para melhorar o atendimento aos portadores da doença de Parkinson

16.46| 06out2016
Elias Chediek

Na tarde da última quarta-feira (5), no Centro Especializado em Reabilitação “Doutor Eduardo Lauand”, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Elias Chediek, promoveu o encontro do presidente da Associação Parkinson Araraquara (Aspark), Paulo Roberto Simões, com o fisioterapeuta e gerente de reabilitação da unidade, Luiz Armando Garlippe.

Atualmente, o Centro abriga os três principais atendimentos na área de reabilitação: Centro Integrado de Saúde Auditiva (Cisa), Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce (Cedip) e Serviço de Atenção em Reabilitação de Araraquara (Sara). É responsável pelo atendimento de 23 cidades da região e três mil pacientes por mês, dentre eles portadores de Parkinson, doença que atinge principalmente os idosos, conforme destacou Garlippe. “Tanto Parkinson como Alzheimer têm incidência crescente na população que tem vivido cada vez mais”, afirma.

No Brasil, a doença de Parkinson afeta cerca de 200 mil pessoas, normalmente a partir dos 60 anos, podendo desenvolver também nos mais jovens, com evolução dos sintomas de maneira mais grave e rápida.

Para Simões, o principal problema que acomete quem tem a doença é a depressão. “Muitas vezes marca-se uma reunião e ninguém vai. Os portadores da doença não saem de casa. Além disso, os medicamentos são caros”.

Chediek entende que esse encontro foi de fundamental importância no sentido de tentar proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores de Parkinson. “O próximo passo será uma reunião com o Abelardo Ferrarezi, secretário de saúde, para que os portadores da doença possam ter prioridade na retirada dos medicamentos, já que muitas vezes eles têm dificuldades para permanecer na fila”, pontua Chediek.

Para entrar em contato com o departamento do Centro Especializado que cuida de portadores da doença, o telefone é o (16) 3322-8592.

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *