AraraquaraSLIDER

Chega de queimadas

Chega de queimadas
A intenção é marcar a semana de conscientização contra queimadas urbanas

15AGO2017|  7:32   -  IMPRENSA CAM

As queimadas, que podem ser causadas por fatores climáticos, mas que na maioria das vezes são causadas pelos conhecidos piromaníacos, pessoas que ateiam fogo em plantas secas, reduzem drasticamente a cobertura vegetal, comprometem a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, e ainda diminuem a fertilidade do solo. A fumaça e a fuligem também causam problemas. A baixa qualidade do ar provoca doenças respiratórias, como asma e rinite, atingindo principalmente crianças e idosos. Caso a queimada ocorra às margens das rodovias pode diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves.

Essas e outras questões que motivaram a vereadora Thainara Faria (PT) a lançar a Semana de Conscientização Contra Queimadas Urbanas. “A população está sofrendo com as queimadas ocorridas em nossa cidade. No final de semana um caso de incêndio em mata assustou os moradores do Vale do Sol, Igaçaba, Águas do Paiol e Jardim Paraíso. O fogo era tão grande que deixou a cidade toda em estado de alerta”, afirma. A situação citada ocorreu nas imediações do Cemitério das Cruzes, popularmente conhecido como “Cemitério dos Britos”, localizado naquela região.

A vereadora ressalta também algo que é muitas vezes esquecido pela população. “Atear fogo em terrenos é crime! Está previsto na Lei de Crimes Ambientais, a nº 9.605/98 em seu artigo 54”. A norma descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana, a segurança dos animais ou destrua a flora.

Durante toda a semana, serão disparadas informações sobre o assunto nas redes sociais da parlamentar. “Acredito que a melhor forma de prevenir é levar informação”, finaliza.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *