Saúde & Cuidados

Cinco pessoas morrem por surto de Legionella em Portugal

Cinco pessoas morrem por surto de Legionella em Portugal
Balanço da Direção-geral de Saúde aponta para 46 casos confirmados de doença desde 31 de outubro

13NOV2017|  9:40 - Legionella - Foto: Internet

Chega a cinco o número de vítimas mortais do surto de Legionella em Portugal. De acordo com a Direção-geral de Saúden do país, a vítima mais recente é uma mulher de 76 anos, que esteve internada no Hospital São Francisco Xavier.

 Em comunicado, a Direção-geral de Saúde destaca que apesar de se ter registrado mais uma vítima, “as indicações epidemiológicas apontam para um abrandamento e resolução do surto. Até ao momento, salienta-se que nove doentes tiveram já alta clínica”.

Saliente-se que o último balanço da Direção-Geral de Saúde, datado de domingo (12), apontava para 46 casos confirmados de doença dos legionários desde 31 de outubro, 27 (59%) do sexo feminino, 33 (72%) com idade igual ou superior a 70 anos.

A primeira morte deste surto de Legionella aconteceu no dia 6 de novembro, sendo que está em curso uma investigação para apurar qual a origem do surto.

A Legionella provoca uma pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória. Outros sintomas desta bactéria podem ser dores abdominais e diarreia.

Entenda

A infecção pode ser contraída por via aérea, através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infecção tem tratamento efetivo.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *