Araraquara

Com toque ecológico, árvore de Natal é inaugurada em Araraquara

Com toque ecológico, árvore de Natal é inaugurada em Araraquara
   Árvore de Natal foi feita com garrafas pet. A vereadora Juliana Damus participou do desenvolvimento do projeto

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  |

Na noite da quinta-feira (6) aconteceu, no Paço Municipal, a inauguração da árvore de Natal feita com garrafas pets. A vereadora Juliana Damus (Progressistas), que participou do projeto, esteve presente.

Cerca de 20 mulheres, até então desempregadas, preencheram parte de seus dias transformando 12 mil garrafas pet recolhidas na cidade pelas mulheres da Cooperativa Acácia e que foram transformadas em artigos de decoração. A artista plástica Maza de Almeida esteve à frente do projeto e quantificou o material para serem produzidos artigos de decoração para enfeitar a tradicional Árvore de Natal, de 12 metros de altura, que fica em frente à Prefeitura.

O programa “Territórios em Rede”, junto com os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), identificou um grupo de pessoas desempregadas e levou a elas capacitação para geração de renda. “As mulheres que entram para o ‘Territórios em Rede’ aprendem um ofício novo e, neste caso, foram remuneradas pela Secretaria Municipal de Cultura. Elas receberam apoio de um projeto cultural da Prefeitura. Mulheres recolheram as garrafas e mulheres construíram esta árvore. Este é o espírito de Natal. Superação, criatividade, capacidade de união e solidariedade dão a esta árvore uma simbologia muito grande”, disse o prefeito Edinho Silva (PT).

Juliana ressaltou, ainda, a importância desse projeto para as pessoas que precisam de renda. “A intenção é fomentar o turismo e ensinar as pessoas a terem oportunidade de geração de renda. O projeto alcançou 20 mulheres que estavam em situação de vulnerabilidade social. Ainda que não se tenha enfeitado as ruas do comércio e praças da cidade, o projeto foi além, abrindo nova perspectiva na vida dessas mulheres”, comentou Juliana, lembrando que, para 2019, os preparativos já começarão no início do próximo ano.

O evento teve a participação da Orquestra Jovem de Araraquara, tocando música clássica, além do Coral das Frentes da Cidadania, formado por pessoas vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *