Politica

Comissão do impeachment realiza sessão nesta quarta

Comissão do impeachment realiza sessão nesta quarta, os depoimentos que forem aprovados hoje deverão ser marcados para a próxima semana
10:15| 27/04/2016
Política - Senado

A comissão especial do impeachment no Senado realiza na manhã desta quarta-feira (27) uma sessão para votar requerimentos e ouvir depoentes de defesa e acusação sobre o processo da presidente Dilma Rousseff.

O cronograma estima que os primeiros a prestarem depoimento, já na quinta-feira (28), serão os autores do pedido de impeachment. Ainda não está definido se comparecerão os três juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal ou apenas parte deles.

O G1 destaca que, na sexta-feira (29), será a vez da defesa de Dilma, a ser apresentada pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.

A reportagem explica que os depoimentos que forem aprovados hoje deverão ser marcados para a próxima semana. Entre os requerimentos apresentados estão convites para ouvir os ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Kátia Abreu (Agricultura), os ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal (STF) Eros Grau e Carlos Velloso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Lamachia, e o procurador de Contas junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Júlio Marcelo de Oliveira, além de juristas e acadêmicos.

Até o momento havia proposta de ouvir 16 nomes.

O Senado elegeu na terça-feira (26) o relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a quem caberá elaborar um parecer recomendando a instauração ou o arquivamento do processo para ser apresentado no dia 4 de maio e votado no dia 6.

Espera-se que o relatório de Anastasia seja submetido ao plenário principal do Senado no dia 11 de maio. Para ser aprovado, é necessário haver maioria simples dos senadores (41 de 81). Se for favorável à instauração do processo, Dilma será afastada da Presidência da República por 180 dias. Nesta hipótese, o vice-presidente Michel Temer assumirá o comando do Palácio do Planalto.

Próximas etapas da comissão:

– Quinta-feira (28): depoimento dos autores da denúncia;

– Sexta-feira (29): depoimento da defesa da presidente;

– Segunda-feira (2): depoimento de especialistas pró-impeachment;

– Terça-feira (3): depoimento de especialistas contrários ao impeachment;

– Quarta-feira (4): apresentação do relatório recomendando a instauração do processo ou arquivamento da denúncia;

– Quinta-feira (5): manifestação da defesa da presidente e discussão do relatório;

– Sexta-feira (6): votação do relatório pelos integrantes da comissão.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *