Gastronomia & SaúdeSLIDER

Conheça as maiores curiosidades sobre a Trufa

Conheça as maiores curiosidades sobre a Trufa
As trufas são um produto selvagem, natural; não é algo que se pode cultivar ou controlar

11:38 |TRUFAS | 2018JUN19 | 

Você já ouviu falar nas trufas? Estas pequenas iguarias italianas despertam a curiosidade e o paladar de muita gente. São super caras, por serem difíceis de encontrar. As trufas são um produto selvagem, natural. Não é algo que se pode cultivar ou controlar.

O caçador de trufa entra na mata e normalmente usa um cão para farejar o lugar onde o alimento se esconde. Assim que a trufa é desenterrada, uma parte dela é colocada de novo no solo para que possa se reproduzir novamente. E a corrida começa depois disso, já que o alimento imediatamente começa a perder água por evaporação.

A empresa não poupa esforços — e dinheiro — para que ela chegue em ótimas condições ao prato do consumidor.

As trufas têm que chegar aos restaurantes e distribuidores em menos de 36 horas depois da colheita feita na Itália, não importa em que lugar esteja o solicitante. E não é preciso dizer que todos esses motivos somados contribuem para que o valor da trufa seja tão alto, já que o trabalho é pesado e os gastos são inúmeros.

Veja algumas curiosidades sobre este fungo delicioso:

  • Elas são apreciadas desde da Grécia antiga, onde se acreditavam que eram alimentos divinos já que crescem sem serem plantados.
  • As trufas têm que chegar aos restaurantes e distribuidores em menos de 36 horas depois da colheita feita na Itália, não importa em que lugar esteja o solicitante. E não é preciso dizer que todos esses motivos somados contribuem para que o valor da trufa seja tão alto, já que o trabalho é pesado e os gastos são inúmeros.
  • Ao contrário do que muita gente pensa a trufa (em francês: truffe; em italiano: tarttufo) não é um doce de chocolate. A trufa é um gênero de fungo subterrâneo da família tuberaceae, a espécie mais rara e nobre de todos os cogumelos.
  • O Guinness Book registrou uma trufa branca de 1,5 kg que foi vendida por 125 mil euros a um comprador de Hong Kong. O leilão dessa trufa foi noticiado, assim como o jantar em que ela foi servida. A trufa é a celebridade dos tubérculos.
  • As primaveras húmidas e os Verões chuvosos europeus são os favoritos das trufas, por isso que o filósofo Teofrasto em 287 a.c já a chamavam de produtos do Trovão!

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *