Saúde & Cuidados

Crianças mais baixas têm maior risco de enfarte na idade adulta

Crianças mais baixas têm maior risco de enfarte na idade adulta
Neste tipo de episódio, um coágulo impede a cérebro de receber sangue e oxigênio

17FEV2018|  6:58 - Estudo 

Adultos que eram cerca de seis centímetros mais baixos do que os colegas, durante a infância, apresentam um maior risco, cerca de 11%, de sofrerem um enfarte, dizem os especialistas. O estudo analisou um universo de 300 mil meninas e rapazes, aos 7, 11 e 13 anos.

A altura de uma criança de sete anos é, em média, de 1.21 metros, enquanto que aos 13 anos a altura ‘normal’ é cerca de 1.60 metros.

Homens e mulheres, mais baixos seis centímetros nessas idades concretas, apresentam um risco superior de sofrerem algum tipo de acidente vascular cerebral isquêmico. Neste tipo de episódio, um coágulo impede a cérebro de receber sangue e oxigênio.

Os homens adultos apresentam também mais 11% de hipóteses de sofrerem uma hemorragia intracerebral. Os mesmos resultados não se aplicaram às mulheres.

“O nosso estudo sugere que a baixa estatura em crianças é um possível indicador de risco de enfarte”, explica a professora Jennifer Baker, da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

“Crianças de altura inferior à média, devem permanecer desde cedo atentas e manter hábitos de vida saudáveis, de modo a reduzirem a probabilidade de terem problemas cardiovasculares na idade adulta”, acrescenta.

Hábitos esses que, segundo Baker, incluem manter uma dieta saudável, praticar exercício físico e evitar o estresse e a ansiedade.

Os investigadores seguiram 300 mil crianças dinamarquesas, entre 1930 e 1989.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *