AraraquaraSLIDER

Curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara

Curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara
Uniara promove ciclo de estudos com o tema “Mercado de trabalho profissional”

23MAI2017| 11h40 - Uniara
 Texto: Marcos Olyver

A coordenadora do curso professora Elivanete Zuppolini Barbi, promove anualmente este ciclo de jornalismo, com o objetivo de aproximar o aluno do mercado de trabalho e para que eles conheçam os diferentes setores do jornalismo e como cada um deles funcionam.

O evento teve início na quinta-feira, 18. O jornalista Rodrigo Viana que comentou sobre os “novos mercados de trabalho jornalístico autônomo: multiplataformas e a transmídia”.

Os alunos presentes tiveram a oportunidade conhecer um pouco mais sobre as novas alternativas do jornalismo em tempo de crise. Nos dias 22 e 23 de maio, a equipe de jornalismo da Record News promoveu palestras sobre a cobertura jornalística nacional da emissora e sobre o futuro do telejornalismo levando em consideração a influência das novas gerações e da tecnologia. Rafael Cristofoletti, chefe de jornalismo disse que a equipe de jornalismo da emissora tomou a iniciativa de compartilhar o conhecimento da área “se a gente puder contribuir para a formação desses profissionais, para que esses estudantes se tornem jornalistas de sucesso, nós ficaremos felizes por ter incentivado alguém nesse sentido”, disse Rafael.

A parceria feita com a rede de televisão local permitiu a oportunidade de os estudantes conhecerem como funciona a geração de rede, suas vantagens e desvantagens, além das experiências jornalísticas desses profissionais.

Na terça-feira, 30. A jornalista Priscila Luiz, secretária de comunicação da Prefeitura Municipal de Araraquara, que irá apresentar o tema: “Assessoria de comunicação: Um dos nichos de mercado de trabalho jornalístico mais promissores”.
Opinião: Sou suspeito em comentar sobre o evento, por acompanhar todos os anos. Mas como aluno de jornalismo eu vejo o ciclo de estudos como uma oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos meus futuros colegas de profissão e as novidades do setor jornalístico.

Admito que fiquei com um pouco de “invejinha” com a nova grade curricular do curso, pois a disciplina de Mercado Regional Jornalístico é uma delas, ministrada pela professora Solange Valencia é muito importante para evolução do jornalismo e ampliação de mercado.

Parabéns a todos os envolvidos nesta reformulação do curso e por buscar apresentar os Novos Rumos do Jornalismo.
Parabéns também aos palestrantes envolvidos neste ciclo, pois a troca de informação é muito importante para nosso conhecimento.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *