Politica

Deputada homenageia organização Aldeias Infantis SOS – Brasil

Deputada homenageia organização Aldeias Infantis SOS – Brasil
Assembleia Legislativa realiza sessão solene proposta por Marcia Lia, nesta sexta-feira, pelos 50 anos da entidade 

16.48| 05out2016
Assessoria de Comunicação da deputada estadual Márcia Lia

A deputada estadual Márcia Lia presidirá uma sessão solene em homenagem à organização Aldeias Infantis SOS – Brasil, nesta sexta-feira (07), a partir das 10 horas, no plenário Juscelino Kubitschek. A atividade é promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a partir de proposta apresentada pela deputada para celebrar os 50 anos da entidade no País.

“Em cinco décadas de projetos de cultura, esporte e cuidados com saúde e educação, milhares de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social foram atendidos, acolhidos e orientados por um grupo de pessoas dedicadas ao outro e seu bem-estar. Um exemplo de envolvimento com o futuro social do País e a garantia dos direitos humanos dos menores de 18 anos, a ser seguido por outras organizações que atuam neste mesmo segmento”, observa a deputada Márcia Lia.

A sessão solene terá a participação de três membros da diretoria da organização – a gestora nacional Sandra Greco, a representante internacional Andrea Bellolio; e o vice-presidente do Conselho Diretor, Camille El-Khouri – e irá homenagear três colaboradores do programa de Rio Bonito, São Paulo. Marli da Silva é mãe social, Lidia Mitiyo Endo é mãe social aposentada e Wagner Luiz Rocumback é assessor da unidade, e todos eles têm mais de 20 anos de dedicação a centenas de crianças e adolescentes, formando o alicerce da organização.

“Não podemos nos esquecer das pessoas que fazem a organização diariamente. Sem essas referências, sem esse trabalho, o programa não teria nenhum resultado, nenhum sentido”, disse a deputada Márcia Lia, que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 60 mil para projetos culturais da Aldeias Infantis em 2016.

A sessão solene contará ainda com a exibição de um vídeo institucional sobre a Aldeias Infantis SOS em todo o mundo e uma apresentação de dança de crianças atendidas pela unidade de São Bernardo do Campo. A atividade será transmitida pela TV Web e retransmitida pela TV Alesp, Net Canal 7, TV Digital Canal 61.2 e TV Vivo Canal 9.

A Organização

A Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos criada pelo educador Hermann Gmeiner, em Imst, na Áustria, com o objetivo inicial de acolher crianças órfãs, vítimas da 2ª Guerra Mundial, em 1949.

Atualmente, está em 134 países e territórios e atende crianças em situação de vulnerabilidade social que perderam ou estão prestes a perder os cuidados de suas famílias.

No Brasil, são 24 programas desenvolvidos em 12 Estados e no Distrito Federal. Só no Estado de São Paulo há seis unidades: Poá, São Bernardo do Campo, Rio Bonito (Interlagos), Campinas, Rio Claro e Pirassununga.

Programas  

Um dos programas da organização é o acolhimento das crianças tiradas do ambiente familiar pela Justiça em casas-lares. As unidades são chefiadas por uma mãe social e têm até nove crianças de 0 a 18 anos, irmãos biológicos ou não, de diferentes idades e de ambos os sexos.

Aquelas crianças que ainda estão em seu núcleo familiar original podem participar dos demais projetos de arte, cultura, educação, cidadania, meio ambiente, entre outros. Ao todo, são assistidas 4.812 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no Brasil.

A unidade de Rio Bonito, base dos homenageados da sessão solene, já atendeu mais de 1.500 crianças e adolescentes no Acolhimento e mais de 9.000 no Fortalecimento Familiar e Comunitário.

Para os jovens em processo de emancipação, a Organização oferece apoio, orientação e acompanhamento até que ele tenha autonomia suficiente para viver sem o respaldo da entidade.

Na foto:
Fábio Paes, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda);
Gestora nacional das Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Grecco;
Márcia Lia
Nilton Del Valle

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *