PoliticaSLIDER

Deputados defendem que população seja consultada sobre reforma política

Deputados defendem que população seja consultada sobre reforma política
Proposta foi levantada após comissão especial da Câmara que analisa mudanças constitucionais no sistema eleitoral brasileiro concluir votação

15AGO2017|  15:27 - PLEBISCITO

Após a comissão especial da Câmara que analisa mudanças constitucionais no sistema eleitoral brasileiro (PEC 77/03) encerrar os trabalhos e aprovar, entre outras mudanças, a criação de um fundo de financiamento público de campanhas e o chamado sistema distrital misto para eleição de deputados e vereadores, a partir de 2022, alguns deputados sugeriram a realização de um plebiscito.

 O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) defendeu que uma consulta à população fosse feita, no ano de 2020, em relação ao sistema de governo, ao sistema eleitoral e à forma de financiamento das campanhas.

“Se não for possível reabrir essa discussão, a gente da comissão, coletivamente, deveria assumir uma iniciativa paralela, apadrinhando uma emenda à Constituição para realizar um plebiscito sobre parlamentarismo e presidencialismo, sistema eleitoral e sistema de financiamento de campanha”, disse.

A proposta também foi levantada pelo deputado Ivan Valente (PSol-RJ). Ele, no entanto, sugeriu que a Câmara aprove referendo para consulta à população não apenas sobre esses três temas, mas a respeito de todos os pontos da reforma política.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *