AraraquaraSLIDER

Dia da Família Italiana é instituído em Araraquara

Dia da Família Italiana é instituído em Araraquara
As famílias italianas têm grande presença na vida social e cultural de Araraquara desde o início da imigração o Brasil, a partir …

21JUN2017|  9h18 - IMPRENSA CAM

A cultura italiana e sua influência na formação da população araraquarense foram homenageadas na 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (20). Os vereadores aprovaram uma lei de autoria de José Carlos Porsani (PSDB) que institui o “Dia Municipal da Família Italiana”, a ser comemorado anualmente no segundo domingo do mês de julho. Representando o Circolo Ítalo-Brasileiro de Araraquara, o diretor social Giovanni Sardisco ocupou a Tribuna Popular para agradecer pela aprovação da lei.

As famílias italianas têm grande presença na vida social e cultural de Araraquara desde o início da imigração o Brasil, a partir do final do século XIX. “De acordo com documentos do Arquivo Público Histórico ‘Rodolpho Telarolli’, dos 2.187 estrangeiros que em 1902 habitavam o município de Araraquara, 1.507 eram italianos. No decorrer dos anos, esses imigrantes se amalgamaram à cultura local e às de outras etnias, colaborando com o atual perfil cultural e social do município de Araraquara”, informa o texto do projeto de lei.

“Agradeço à Câmara Municipal e ao vereador José Carlos Porsani por se lembrarem das famílias italianas que vivem em nossa cidade e pela oportunidade de apresentar o Circolo nesta Tribuna”, declarou Sardisco. A instituição foi fundada em 1997 com a finalidade de congregar italianos, seus descendentes e simpatizantes, oferecendo um espaço para conhecer e divulgar as culturas italiana e brasileira. Os associados estudam a língua italiana, fazem intercâmbios e participam de eventos na cidade. “Promovemos com carinho danças típicas, pratos e outras atividades que ajudam a manter viva a lembrança de nossos ancestrais”, contou, convidando toda a população para conhecer o trabalho realizado pela associação (localizada na Avenida Professor José Clozel, nº 116).

O Dia Municipal da Família Italiana tem o objetivo de incentivar o encontro de familiares de origem italiana de várias gerações do município e da região, tornando-se uma data de festa pública para as diversas entidades religiosas, privadas e públicas que queiram promover feiras, comidas típicas e apresentação cultural do folclore italiano para incentivar a economia, a cultura, o lazer e as relações sociais para a população.

Confira fotos da Sessão no site: https://flic.kr/s/aHskYxJyjM

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *