AraraquaraSLIDER

Dia Nacional do Vigilante é lembrado na Tribuna Popular da Câmara

Dia Nacional do Vigilante é lembrado na Tribuna Popular da Câmara
Hoje o número de profissionais de segurança privada ultrapassou, em muito, o efetivo de …

21JUN2017|  9h12 - IMPENSA CAM

Em 20 de junho se comemora o Dia Nacional do Vigilante. E por conta dessa data, José Antônio Lombardi de Souza e Toni Rogério, profissionais intimamente ligados à área em Araraquara, ocuparam a Tribuna Popular da Câmara Municipal, nesta terça-feira (20), durante a sessão ordinária.

Afirmaram que diante da criminalidade e do medo de ser vítima desse crime, muitos particulares procuram apoio na segurança privada, que tem crescido cada vez mais no Brasil e representa uma base fundamental na proteção de vidas e do patrimônio da sociedade.

Hoje o número de profissionais de segurança privada ultrapassou, em muito, o efetivo de policiais militares e civis.

A primeira legislação autorizando o serviço privado é de 1.969 e foi instituída em virtude do aumento de assaltos a instituições financeiras. Ao longo dos anos a atividade passou a ser fundamental também a órgãos públicos e empresas particulares.

Assim, com o objetivo de melhorar o setor, o governo criou em 1983 a Lei 7.102, e a fiscalização deixou de ser estadual e passou a ser federal.

“Hoje, a maior parte dos governos enxerga a segurança privada como parceira da segurança pública. Ela consegue liberar o efetivo da segurança pública para atuar de forma mais incisiva no combate à criminalidade, à medida que fica responsável pela segurança de interesses individuais”, frisaram.

No Brasil, o efetivo da categoria atualmente é superior a 640 mil vigilantes trabalhando em mais de 1.500 empresas autorizadas a funcionar pela Polícia Federal.

“Podemos dizer que a segurança privada é um instrumento fundamental de apoio ao Estado na prevenção de crimes e vem se consolidando como importante protagonista na proteção de vidas e do patrimônio das organizações públicas e privadas”, finalizaram aplaudidos pelos vigilantes presentes.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *