Politica

Dilma poderia ter pedido licença para ‘negociar proteção a Lula’

Dilma poderia ter pedido licença para ‘negociar proteção a Lula’, mais um trecho da conversa entre o senador Romero Jucá e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado foi divulgada pela Folha de S. Paulo
14:50| 24/05/2016
Gravação

Mais um trecho da conversa gravada, em março, entre o senador Romero Jucá e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado foi divulgada. Nesta parte, também publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, Jucá afirmou que um pedido de licença da então presidente Dilma Rousseff seria a saída “mais suave” para a crise e, a partir daí, ela poderia “negociar proteção ao Lula”.

Na gravação, o senador garante que a licença também permitiria que Dilma não perdesse “o foro”, referência ao foro privilegiado, segundo o qual apenas o Supremo Tribunal Federal pode processar e julgar determinados políticos no exercício do mandato.

Machado defendeu, na conversa: “Eu acho o seguinte, a saída é ou licença ou renúncia. A licença é mais suave. O Michel [Temer] forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo. Esse país volta à calma, ninguém aguenta mais”. O ex-presidente da Transpetro procurou Jucá para obter apoio para impedir que um processo que tramita contra ele no STF seja enviado à vara do juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba.

O ex-presidente da Transpetro argumentou: “O mais inteligente seria ela [Dilma] pedir licença, passar o poder para o Michel. Ela tinha que garantir o quê, que ela estaria protegida. E só pode ser protegida pelo Michel”.

Segundo Jucá, havia “uma fila” de políticos a serem investigados no decorrer da Operação Lava Jato, o que incluiria Dilma, depois do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha e o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *