Araraquara

Doutor Lapena sugere desbloqueio do 0800 do Daae para celulares

Doutor Lapena sugere desbloqueio do 0800 do Daae para celulares

Manter um telefone fixo tem sido cena cada vez mais incomum no Brasil nos últimos anos. Em novembro de 2015 foram registradas 43,83 milhões de linhas, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Na prática, houve um encolhimento na base de usuários acima de um milhão de desligamentos somente no ano passado. Se o mundo avança no sentido de trocar o fixo pelo acesso móvel, os órgãos de atendimento ao consumidor parecem não ter acompanhado essa transformação com os telefones 0800, segundo o vereador Doutor Lapena (PP).

“O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) de Araraquara possui um número de telefone de atendimento gratuito para o consumidor, o 0800-7701595, mas esse número não aceita ligações de aparelhos celulares. Fica complicado entender essa prática porque, nesses últimos anos, muitos munícipes deixaram de utilizar o aparelho fixo para utilizar apenas aparelhos celulares”, diz o parlamentar lembrando que os telefones públicos (orelhões) quase sempre estão danificados dificultando o contato com a autarquia.

Casos assim são mais comuns do que se imagina. Moradora do Jardim Maria Luiza, Lázara Donizete, questionou a dificuldade de manter contato com o Daae, após ter uma conta suspensa. Ela trabalha o dia todo, não tem telefone fixo e, ao ligar do celular, percebeu que o número do 0800 não recebia esse tipo de chamada. Sem alternativa para conversar com a autarquia exigindo o ligamento, precisou ir até outro bairro. Lá, depois de caminhar bastante, encontrou um ‘orelhão’ ativo para avisar a autarquia que o débito estava quitado.

No contrato de prestação de serviço do Daae consta que a autarquia deve “dispor de serviço de atendimento telefônico gratuito 24 horas, sete dias da semana, com fornecimento de número/código de protocolo de atendimento. ” Mas, ao discar de um telefone celular, ouve-se a mensagem que “o número está bloqueado para esse tipo de ligação”. Por isso, na opinião do Doutor Lapena, é preciso desbloquear o telefone de atendimento ao consumidor para se atualizar e agiliza o contato da população com a autarquia.

Câmara Municipal
i_d_P&B

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *