Araraquara

Edinho assina carta de compromissos com ‘Programa Cidades Sustentáveis’

Edinho assina carta de compromissos com ‘Programa Cidades Sustentáveis’
A assinatura desse documento sinaliza a Araraquara que queremos, mais moderna, inclusiva e que se desenvolva com respeito ao meio ambiente e ao trabalhador

9.08| SET2016
Edinho Silva

O candidato a prefeito pela Coligação “O Melhor para Araraquara” (PT, PP, PR e PCdoB), Edinho Silva, assinou, nesta semana, a Carta de Compromisso com o “Programa Cidades Sustentáveis”, idealizada pelo Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo e Rede Brasileira de Cidades Justas e Sustentáveis. Se eleito, Araraquara, automaticamente, passa a integrar o programa que oferece uma série de ferramentas gratuitas para integração e monitoramento das políticas públicas.

“Foi um momento muito importante da nossa campanha. A assinatura desse compromisso sinaliza a Araraquara que queremos, uma cidade mais moderna, inclusiva, que se desenvolva de forma sustentável, com respeito ao trabalhador e ao meio ambiente”, pontuou o candidato Edinho. Atualmente, cerca de 300 cidades brasileiras fazem parte do “Cidades Sustentáveis”, sendo 40 no estado de São Paulo.

De acordo com Americo Sampaio, assessor do Programa, que acompanhou a assinatura do termo realizada na sede do Sebrae Araraquara, a iniciativa visa sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

O programa oferece como instrumentos de gestão três ferramentas. A primeira delas é uma “Agenda de Sustentabilidade” composta por relatórios internacionais, índices, estudos e aprofundamentos sobre variados temas ligados à área. “Disponibilizamos essas informações mais conceituais de forma sistematizada ao gestor público”, explicou.

A outra é o “Banco de Boas Práticas” com um estudo feito pelas organizações em todas as cidades do mundo com modelos de políticas públicas a serem perseguidos. “Se eleito, o prefeito terá acesso a várias referências sobre o que as cidades estão fazendo em termos de saneamento básico, violência contra a mulher, resíduos sólidos, trânsito, dentre outros temas. Temos boas práticas em todas as áreas. Nós sistematizamos essas informações, organizamos os resultados e metodologias. É uma forma de inspirar os gestores públicos”, destacou.

A terceira ferramenta de gestão é um software desenvolvido pelo próprio Programa chamado “Observatório de Políticas Públicas” que centraliza as informações públicas, traduz indicadores e mede o impacto de todas as políticas públicas. “O gestor consegue cruzar a informações e ter um bom diagnóstico da cidade. Esse Observatório é 100% público permitindo que a população acompanhe os impactos das políticas”, explicou Américo.

Para Edinho, é fundamental que os gestores públicos tenham à disposição ferramentas como essas que permitem a integração das políticas públicas, o planejamento, além da transparência e participação da população. “É com muita honra que assumo esse compromisso. Se eleito, Araraquara terá uma equipe permanente para dialogar com o Programa Cidades Sustentáveis”, disse.

Com a assinatura da Carta de Compromisso, Edinho concordou em produzir um documento de Diagnóstico do Município que contenha números de indicadores do Programa Cidades Sustentáveis, determinado para cada categoria populacional e que sirva de referência para a consolidação de um Plano de Metas para os quatro anos da gestão. O documento deverá contemplar os 12 eixos temáticos do programa, já alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Edinho esteve acompanhado na assinatura do termo pela deputada estadual Márcia Lia, pelo Professor Doutor da UFSCAR, Luiz Antônio Nigro Falcoski, pela historiadora Tereza Cristina Telarolli e pela Cientista Social Clélia Mara Santos, que colaboraram na construção do Programa de Governo da Coligação “O Melhor para Araraquara”.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *