Araraquara

Edinho criará Novas Frentes da Cidadania, programa de combate ao desemprego

Edinho criará Novas Frentes da Cidadania, programa de combate ao desemprego
Candidato a prefeito, Edinho Silva anuncia retorno de programa que oferecia suporte às famílias em situação de desemprego com cursos de qualificação e inserção em programas sociais

8.14| 16SET2016
Edinho Silva

O candidato a prefeito Edinho Silva, da coligação “O Melhor para Araraquara” (PT, PP, PR e PCdoB), vai implantar em seu governo as “Novas Frentes da Cidadania”, programa de suporte aos desempregados, que incluirá qualificação profissional, instrumento fundamental para o retorno ao mercado de trabalho. As Frentes foram criadas no governo do ex-prefeito Edinho e hoje não existe nenhum programa semelhante em Araraquara.

“As Frentes da Cidadania acabaram devido a um questionamento jurídico. A Prefeitura deveria ter construído uma nova alternativa. Vamos superar as questões jurídicas e criar as novas Frentes da Cidadania, programa fundamental, pois muitas vezes pode fazer a diferença entre uma família ter ou não comida em sua mesa”, declara Edinho.

Durante sua gestão à frente da prefeitura de Araraquara, Edinho implantou as Frentes da Cidadania com o objetivo de absorver mão de obra de pessoas desempregadas, com contratação de pessoal por tempo determinado, visando prestação de serviços emergenciais e de utilidade pública ao município. A pessoa que estava desempregada há seis meses era inserida no programa por até um ano, ou seja, até se restabelecer.

Os trabalhadores recebiam salário mínimo, cesta básica, refeição, além de outros benefícios como Cursos de Formação Profissional e a inserção de toda a família nos projetos municipais como MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos), EJA (Educação de Jovens e Adultos), atendimento nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), Escolinhas de Esportes, Oficinas Culturais, Cursinhos pré-vestibulares, dentre outros.

A moradora do Cecap, Nair Abadia Santana, de 67 anos, foi uma das beneficiadas pelo programa. “Não tinha chuva e nem sol, eu ia trabalhar. As Frentes ajudavam muito quem estava precisando de trabalho. Mas, não tem mais. Acabou”, lamentou Nair. Segundo ela, o que mais sente falta é das amizades que conquistou durante o tempo que permaneceu nas Frentes. “Tinha gente boa demais lá e tinha o Edinho. Ele não tinha receio de chegar e abraçar a gente”, frisou a moradora.

Segundo Edinho, o programa tirou mais de 3 mil pessoas da situação de desemprego e deu novas perspectivas de vida à toda família. “As Frentes ofereciam apoio às pessoas no momento de maior dificuldade. Dávamos oportunidade não para aquele que tinha mais conhecimento ou formação, mas para aquele que mais precisava. Tratava-se, portanto, de um programa social que precisa urgentemente voltar”, explicou. No seu governo, 5% das vagas eram reservadas aos moradores em situação de rua e 85% do quadro era formado por mulheres arrimo de família.

IDNews-Usa_Portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

One thought on “Edinho criará Novas Frentes da Cidadania, programa de combate ao desemprego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *