AraraquaraPolitica

Edinho Silva tenta cassar candidatura de João Farias

Edinho Silva tenta cassar candidatura de João Farias  
Candidato do PT entrou com ação na Justiça Eleitoral e perdeu, mas não reconheceu a derrota e recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral

8:52| 18/08/2016
João Farias

Edinho Silva (PT), candidato a prefeito de Araraquara pela Coligação “O melhor para Araraquara”, tenta cassar a candidatura de João Farias (PRB), também postulante ao cargo de prefeito. Edinho já sofreu a primeira derrota no caso, semana passada, quando o juiz eleitoral Mário Camargo Magano indeferiu a representação. Mas Edinho não reconheceu a derrota e entrou com recurso em segunda instância, no Tribunal Regional Eleitoral.

O candidato do PT acusou João de ter feito comentários ofensivos contra ele durante sessão da Câmara e ter veiculado pela internet propaganda eleitoral antecipada, pedindo a cassação do registro de candidatura do oponente. O PRB apresentou defesa em que refutou qualquer ilegalidade ou abuso de poder político nas opiniões expressas por João. O juiz entendeu que não houve violação da lei eleitoral.

Diante do recurso, João se mostra tranquilo e confiante, mas afirma que considera antidemocrática a atitude do concorrente do PT, que vem tentando judicializar a disputa pela Prefeitura de Araraquara. “Estão tentando me calar diante de denúncias improcedentes, mas a justiça vai prevalecer mais uma vez. Vamos continuar firmes, porque não serão essas intimidações que farão a gente desistir de construir uma cidade cada vez melhor. Continuaremos nas ruas, apresentando propostas e falando a verdade.”

Magano, quando indeferiu o pedido de Edinho Silva, foi enfático e citou que ele foi não só tesoureiro da Campanha de Dilma Rousseff como também ministro do segundo governo dela e que vários políticos do PT, alguns considerados figuras proeminentes dentro de tal partido, como José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, entre outros, foram condenados por crimes graves, amplamente divulgados pela mídia nacional. “O próprio representante Edson Antonio Edinho da Silva é alvo de pedido de investigação”, disse o juiz em seu parecer.

Sobre os pronunciamentos de João Farias, no exercício de seu mandato como vereador, o juiz avaliou que “eles devem ser interpretados dentro do contexto da crise política atual e dos escândalos que envolveram e mancharam a alta cúpula do Partido dos Trabalhadores”.

Magano acrescentou que o debate de ideias de interesse da sociedade, no âmbito de redes sociais, antes mesmo do início da campanha eleitoral, não tipifica conduta irregular. “Em suma, a representação oferecida não tem lastro em conjunto fático-probatório relevante, de maneira que sua improcedência deve ser aqui desde logo proclamada”, completou o representante da Justiça Eleitoral.

Foto: Daniel Barreto

IDNews-Usa_Portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *