Brasil

Edson Leite é eleito para a Academia Brasileira de Ciências

| IDNews | José Angelo Santili  |

O Vice-Diretor Executivo do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Prof. Dr. Edson Roberto Leite, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de química, em Assembleia Geral da ABC realizada nessa quarta-feira (5).

Edson Leite será empossado em maio de 2019, quandoocorre a posse de todos os eleitos nesta assembleia.

Edson Roberto Leite é atualmente professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (SP), Diretor Científico do LNNano-CNPEM e Vice-Diretor Executivo do CDMF, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Edson Leite formou-se em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. De 1988-1992, trabalhou na 3M do Brasil, onde se dedicou à pesquisa e desenvolvimento de produtos eletrônicos e de telecomunicações. Recebeu seu Ph.D. em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos em 1993. Em janeiro de 1994, ingressou no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. De 1998 a 1999, Edson foi Professor Visitante de Ciência e Engenharia de Materiais em Lehigh University, Bethlehem, PA.

Os seus interesses de pesquisas atuais incluem síntese e processo de crescimento de nanopartículas inorgânicas por abordagens químicas, caracterização de materiais por microscopia electrónica, estabilidade térmica de materiais nanoestruturados e materiais para dispositivos fotoelectroquímicos. Ele publicou mais de 300 artigos científicos e editou três livros (relacionados a materiais para energia) e é co-autor de um livro (relacionado ao processo de nucleação e crescimento em nanocristais).

Edson recebeu vários prêmios, incluindo Scopus Prize da Elsevier / CAPES (2006) e John Simon Guggenheim Memorial Fundação Fellowship da John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2009). Em 2012, Edson foi nomeado membro da World Academy of Ceramics e Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Em 2014, foi co-presidente da MRS Spring Meeting em San Frascisco, CA. 

É Colaborador da Associação Brasileira de Cerâmica, Colaborador da American Scientific Publishers, Pesquisador da Petrobras S.A., Coordenador do projeto de Nanotecnologia da Petrobras S.A., Editor for the Latin America of the (JNR) da Springer Science+ Business Media, LLC (New York), Membro de corpo editorial da Journal of Nanoparticle Research (Online) e Membro de corpo editorial da Journal of Materials Research. Veja todos os eleitos na Assembleia Geral da ABC neste link

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *